14/06/2022
Projeto Cuiabaninhos realiza terceira visita guiada nesta terça-feira
Secom Câmara
Para incentivar a participação dos cidadãos na política, o Núcleo da Escola do Legislativo realizou, nesta terça-feira (14), a terceira visita guiada de 2022 do Projeto Cuiabaninhos.

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Dejani Ribeiro de Campos conheceram todos os espaços do Poder Legislativo. A visita começou na Praça Moreira Cabral, onde aprenderam sobre a história do Centro Geodésico. Em seguida, passaram pelo plenário Ana Maria Couto, o plenarinho, por outras salas do legislativo e encerraram a excursão no Plenário das Deliberações, onde foram recebidos por alguns vereadores.

O Professor da Escola, Valdiney Pereira, explicou a importância das crianças aprenderem como funciona o Poder Legislativo.

"Quando elas vêm para fora da escola, aumenta o conhecimento delas. E quando elas conhecem o parlamento municipal, que tem essa importância dentro da nossa cidade, isso é muito importante para eles. Eles sabem que existe o vereador, que existe o prefeito e agora como isso funciona, como é todo esse processo", explicou.

O professor de educação física, Fábio Ramires, que acompanhou os alunos, também falou da importância dos alunos aprenderem como funciona o Poder Legislativo e de como isso ajuda nas atividades realizadas em sala.

"Eles aprendem como funciona a sociedade, a organização coletiva, entendem que eles são responsáveis por eleger representantes. E que um dia eles também podem ser esses representantes. Isso contribui muito para o nosso trabalho pedagógico na escola", disse.

"Foi uma experiência nova, pude aprender muita coisa.  Vou chegar em  casa e contar para os meus pais tudo que aprendi aqui", contou a estudante do oitavo ano Gabriela Francisca da Silva, de 14 anos.

O assessor da coordenadoria de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Edmilson de Moraes, defende que os estudantes precisam conhecer o papel do vereador e a importância desse Poder Fiscalizador.

"Os estudantes hoje conheceram o papel dos vereadores, a importância do poder legislativo para a ajudar a administrar, organizar as bem feitorias para a nossa cidade", comenta.

Presidente da Casa, o vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), falou da alegria de receber os alunos da escola no plenário para apresentar um pouco de como funciona a Câmara.

"Sempre recebemos com muita satisfação os alunos das escolas municipais na Casa de Leis, que é a Casa do Povo Cuiabano. Esse é um brilhante projeto retomado em nossa gestão que, com certeza, tem um impacto muito positivo não só na vida dos estudantes, mas da sociedade, dos pais, em geral", finalizou Juca.

Secom Câmara