12/07/2022
Censo Demográfico do IBGE será realizado a partir do dia 1º de agosto
Secom Câmara

O Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi tema da Tribuna Livre realizada nesta terça-feira (12) durante a Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Cuiabá. A convite do vereador Zidiel Coutinho (PV) a economista e superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves debateu o tema.

O Censo será realizado a partir do dia 1º de agosto em todos os municípios brasileiros por um recenseador profissional responsável pela pesquisa. Também é possível responder o questionário por meio da internet ou telefone, porém é necessário um primeiro contato com o recenseador que irá disponibilizar um e-ticket para que o cidadão tenha acesso a pesquisa.

“Para os municípios menores o Censo tem importância para fundo de participação dos municípios. Cuiabá apesar de estar na última faixa do fundo de participação dos municípios, mas não menos importante, e a administração pública é parceira do IBGE, entende a importância, são os dados não só da população, o Censo Demográfico vai levantar características dos domicílios, todos os dados levantados só são possíveis através de um Censo Demográfico”, explicou.

A economista explicou que os dados do IBGE são estatísticos e que o último Censo foi realizado em 2010. “Qualquer gestão municipal, qualquer prefeito, qualquer gestor público que deseja fazer um trabalho adequado precisa lançar mão dos dados do IBGE. O último Censo Demográfico foi realizado em 2010 e de 2010 para 2020 muita coisa aconteceu, por causa da pandemia ele foi suspenso, 2021 por questão orçamentária e em 2022 com o orçamento aprovado (3 bilhões de reais) será realizado o Censo Demográfico”, comentou.

De acordo com Millane o IBGE já realiza a Pesquisa do Entorno Urbanístico que é uma pesquisa visual, que levanta equipamentos urbanos nos municípios. “A sociedade mato-grossense, cuiabana e todo cidadão terá este resultado, se as vias são pavimentadas, se tem bueiro, se tem iluminação pública, se tem arborização, se tem algum impedimento na circulação das calçadas e nas vias, se tem rampa para cadeirantes, isso é a pesquisa do entorno”, explicou.

Zidiel agradeceu a equipe do IBGE pela explanação e pelo trabalho que realizam na capital. "Levarei a equipe para falar com o presidente da Câmara e vamos solicitar que seja colocado no site da Casa um link do IBGE. No mais, muito obrigado a todos do IBGE pelo trabalho que vocês vem desenvolvendo, não somente com o recenciamento, mas também com o meio ambiente", disse.

O Censo Demográfico

Conhecer em detalhe como é e como vive o nosso povo é de extrema importância para o governo e para a sociedade. Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do País.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Retratar o Brasil que está entrando numa nova década é um desafio para o IBGE. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará em 2022.

Informações IBGE

Mais informações: https://censo2022.ibge.gov.br/

Secom Câmara

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral