Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/07/2022
Divulgação de fotos e informações de menores desaparecidos em telões de estádios de futebol agora é lei em Cuiabá
Secom CMC
A Lei 6.840 de 06 de julho de 2022 é de autoria do vereador Wilson Kero Kero (Podemos)

A divulgação de fotos e/ou informações de crianças e de adolescentes que estão desaparecidos em telões ou placar eletrônico em estádios de futebol, agora é lei em Cuiabá. O intuito da medida é o combate ao enfrentamento de menores desaparecidos, situação que atinge milhares de famílias.

De autoria do vereador Wilson Kero Kero (Podemos), a medida orienta que a administração de estádios de futebol divulguem em telões ou em placares eletrônicos, no início e intervalo de jogos, fotos e informações sobre menores de idade desaparecidos. A divulgação deve ser feita mediante a autorização de pais ou responsáveis, conforme previsto no Art. 13 da Lei Federal n°13.812/2022.

Os estabelecimentos que fizerem a divulgação devem procurar as entidades competentes para obtenção dos registros sobre o caso, como o núcleo de pessoas desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e os conselhos tutelares. O contato com o órgão tem que ser mantido para a atualização sobre a criança ou adolescente desaparecido.

Para o autor da propositura, vereador Wilson Kero Kero (Podemos), o desaparecimento de menores é um problema grave e deve ser enfrentado por todos os meios possíveis, como a divulgação em estádios de futebol, onde um grande número de pessoas se faz presente. "O desaparecimento de pessoas é um problema grave, que atinge milhares de famílias no Brasil. O sumiço repentino afeta o círculo social dos desaparecidos e seus  parentes, deixando muitas perguntas sem respostas. A incerteza sobre o paradeiro do ente querido provoca um tipo particular de sofrimento e uma variedade de efeitos psicológicos e psicossociais", explica.

Secom CMC



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.