08/08/2022
Escola do Legislativo da Câmara de Cuiabá faz balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2022
Secom Câmara

O núcleo da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá encerrou o 1º semestre de 2022 com saldo positivo na realização de cursos, palestras e treinamentos oferecidos aos servidores.

A programação de cursos foi aberta no mês de março com a realização do curso de Gestão Pública (40 h).

Em abril, a Escola do Legislativo em parceria com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Câmara de Cuiabá e o Centro de Apoio e Suporte à inclusão da Educação Especial (CASIES) realizou o 1º Workshop de Atendimento Acessível e Inclusivo, que teve como objetivo capacitar os servidores (especialmente os que atendem ao público externo) a realizarem um atendimento adequado a pessoa com deficiência.

Em maio, o “Curso de Gestão de Riscos”, que teve como professor o auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU) Kleberson Roberto Souza, foi direcionado aos servidores do quadro técnico da Câmara, responsáveis pelos Sistemas de Controle das atividades administrativas.

Em junho, o secretário de Gestão Financeira e Orçamentária do legislativo, Everson Sanchez realizou a palestra “Gestão Administrativa e Financeira nas Eleições” voltada aos servidores dos gabinetes e ao público externo, um bate papo sobre os principais erros cometidos durante as campanhas eleitorais.

Em julho, os servidores da Secretaria de Gestão de Pessoal, Secretaria de Gestão Financeira e Orçamentária, da Secretaria de Transparência e Controle Interno e também da Coordenadoria de Licitações participaram do curso de capacitação em Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC), para que possam acompanhar e fiscalizar as ações realizadas pelo município, quanto ao cumprimento das exigências impostas pelo Decreto Federal nº 10.540 de 05 de novembro de 2020 quanto à implantação do SIAFIC.

A Secretaria de Gestão de Pessoal também realizou uma capacitação, presencial e online, para cerca de 20 servidores, sobre Implantação e Gestão do e-Social, sistema informatizado da Administração Pública que contém informações protegidas por sigilo.

Foi realizada também em julho, a palestra sobre o Regime de Previdência Complementar para servidores do município de Cuiabá, com o secretário municipal adjunto especial da Previdência, Fernando Jorge de Oliveira, que teve por objetivo sanar todas as dúvidas dos servidores quanto ao assunto.

As capacitações do 2º semestre começaram, com a participação do coordenador de Licitações, Contratos e Compras da Câmara, André Ferruci, no curso de atualização “A Nova Lei de Licitações da Prática”, com duração de 45 dias. A capacitação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/ MT) na modalidade Ensino a Distância (EAD), leva em consideração a Lei nº 14.133/2021 que modificou o sistema de contratação pública no Brasil.

"A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá cumpriu neste 1º semestre o seu papel de encaminhar ações para que os servidores possam se atualizar e mais importante, possam ampliar os seus conhecimentos, entregando assim um trabalho eficiente à sociedade cuiabana. Importante ressaltar que as ações só foram possíveis devido ao apoio desta gestão, do presidente Juca do Guaraná Filho, que incentivou os servidores e autorizou as despesas necessárias", pontuou a chefe da Escola do Legislativo, Amanda Fares.

Secom Câmara

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital