09/08/2022
Vereadora, movimentos e pacientes pressionam contra fechamento de unidade do SAE do bairro CPA I
Secom Câmara

Organizações sociais que representam pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Clínica da Família, no bairro CPA 1, denunciaram à Câmara Municipal nesta terça-feira (9) a ameaça de fechamento do serviço, e estão  recolhendo assinaturas para uma petição pública contra a medida.

O local oferece tratamento médico, diagnóstico, medicação e assistência psicossocial a portadores de HIV/AIDS e outras e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e seus familiares.

A petição é assinada pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS em Mato Grosso, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e Rede Universitária de Combate à Hanseníase (Rede Hans Mato Grosso).

As organizações compareceram à Câmara a convite da vereadora Edna Sampaio (PT). Segundo elas, a maioria dos pacientes atendidos são idosos.

“Lá atendemos também pessoas com hanseníase, tuberculose, mulheres grávidas. Nossas crianças não estão mais nascendo com HIV  e hoje estamos aqui com o coração muito triste por saber de uma notícia dessa. Peço apoio a todos, que não deixem fechar o que está funcionando”, disse Francisca Batista de Souza, conselheira da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS em Mato Grosso e membro do Movimento das Cidadãs Positivas.

Ela argumentou que Mato Grosso conta com nove unidades do SAE, algumas delas com péssimas condições de infraestrutura, como é o caso da que fica no bairro Grande Terceiro, onde são atendidas mais de quatro mil pessoas e que a unidade do CPA tem boa estrutura e que o serviço prestado é essencial. “Juntamente com mais de 14 mil pessoas vivendo com o HIV em Mato Grosso, peço que não deixem fechar nenhum SAE”, disse.

A vereadora Edna Sampaio afirmou que tem recebido denúncias de fechamento de outras unidades de saúde, criticou a ameaça de fechamento  e cobrou a ampliação dos serviços.

“Pessoas em tratamento contra HIV passam a ter uma condição de vida normal e taxa baixa do vírus, o que reduz as chances de contaminação. Portanto, é muito importante que tenham tratamento, sem descuido por parte do poder público, para que possam seguir tendo qualidade de vida  e não propaguem o vírus. A saúde é um tema central em nosso mandato. Agradeço aos pares que se manifestaram sobre isso”, disse.

A pauta recebeu o apoio dos vereadores, entre eles o líder do prefeito, Adevair Cabral (PTB), autor da emenda que deu origem ao SAE CPA, e  Sargento Vidal (MDB), segundo o qual será feita uma reforma na unidade do bairro Grande Terceiro.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio