01/12/2009
Sindicato reivindica aumento do número de decibéis dos carros de som
Luiz Alves
O presidente do Sindicato dos Propagandistas de Cuiabá Edson Xavier Machado reivindicou na sessão desta terça (1º) o aumento do número de decibéis permitidos aos carros e trios elétricos que fazem propaganda nas ruas através da alteração na Lei Municipal 3.619 de 1999. Conforme a legislação, o volume não deve ultrapassar a quantidade de 65 decibéis, porém, segundo o presidente da categoria, os ruídos naturais da cidade são de 75 decibéis, ou seja, maior que o previsto em lei, e, por isso, se torna impossível cumprir a regra. Ocorre que por causa disso os fiscais da prefeitura apreendem os veículos. “É estranho porque na época de campanha eleitoral todos esquecem essa lei”, critica o sindicalista.

Ele compara o volume permitido em Cuiabá com Brasília e Tangará da Serra, interior de Mato Grosso. “Em Tangará é permitido 85 decibéis e em Brasília pode chegar até 104. Mas, queremos que aumente apenas 15 decibéis. Queremos legalizar e aumentar esses decibéis sem ferir o meio ambiente”. Destaca ainda que muitos dos carros fazem propaganda para a própria administração municipal e governo do Estado e, por isso, o trabalho é considerado de utilidade pública. “Com esse trabalho a prefeitura só tem a ganhar com a arrecadação de impostos”, avalia. Para discutir o assunto com mais profundidade, o vereador Lúdio Cabral (PT) protocolou na sessão de hoje um requerimento para realização de audiência pública.

Pollyana Araújo