19/09/2022
Câmara realiza treinamento para servidores sobre o uso do protocolo digital
Secom

O protocolo não tramita mais na Câmara de Cuiabá pelo meio tradicional, com uso de papel desde o ano 2019. Toda a tramitação do processo é realizada eletronicamente pelo protocolo digital. Os treinamentos para o uso do Protocolo Digital foram prejudicados devido a Pandemia de Covid-19 e neste ano com a retomada das atividades a Secretaria de Ações Institucionais, através do Núcleo da Escola do Legislativo, realizou na manhã desta segunda-feira (19) no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho), um treinamento presencial e prático, onde foram usados os notebooks adquiridos pela  Escola do Legislativo, o que possibilitou ao servidor acessar o protocolo em tempo real e realizar os comandos de tramitação: recebimento, encaminhamento, devolução e finalização.

O treinamento foi ministrado pela servidora responsável pelo protocolo, Vanusa Jesus, e pela chefe do Núcleo da Escola do Legislativo, Amanda Fares. Ambas explicaram que a ação visa trazer mais eficiência e sustentabilidade nos protocolos tramitados no Poder Legislativo.

"O treinamento para uso do protocolo digital faz parte das ações de curto prazo referentes ao GPE - Gerenciamento do Planejamento Estratégico. É um programa desenvolvido pelo TCE/MT em parceria com a UFMT, onde temos como objetivo garantir a eficácia nos processos, ou seja, garantir que o protocolo seja atualizado diariamente, que os servidores criem o hábito de acessar, receber, tramitar e principalmente, finalizar. E você finalizando o protocolo digital, você não imprime. Então você reduz impressão, papel e até tempo. Torna o protocolo da casa mais ágil e eficiente", disse Amanda.

"O nosso objetivo foi fazer com que as pessoas tenham a consciência do protocolo. Ele é uma ferramenta fundamental na Câmara de Cuiabá, porque além dela reduzir o número de papel, tem a facilidade de tramitar, o registro do sistema fica ali visível para acompanhamento. Tudo isso é conscientização, tendo a importância de receber, finalizar e tramitar esse documento dentro do sistema em tempo hábil. O protocolo está a cada dia almejando mais do que a gente previa", acrescentou Vanusa.

A assessora parlamentar de um dos gabinetes dos vereadores, Valquíria Carvalho, contou que foi muito importante o treinamento para poder padronizar a comunicação interna e ter mais resultados.

"A importância é na questão organização, da normatização de ter uma comunicação padrão para que todo mundo compreenda a mesma funcionalidade do que você quer ter como resultado. É necessária essa implantação, essa transformação", falou a assessora.

Toda essa ação de treinamento para uso do protocolo digital visando à economia de papel tem também a finalidade de fortalecer o Programa Câmara Sustentável.

"A Câmara Municipal, além do GPE - gerenciamento do planejamento estratégico, ela tem o programa Câmara Sustentável que visa a redução do consumo de papel, água e energia elétrica. Então nós queremos associar as ações, unir esforços, para que o protocolo caminhe corretamente e aja a redução do consumo do papel", concluiu a chefe da Escola do Legislativo.

Secom