Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
23/09/2022
Agora é lei o projeto piloto do Programa de Escola Cívico-Militar em Cuiabá
Secom
Agora é lei a implantação do projeto piloto do Programa de Escola Cívico-Militar nas escolas municipais de Cuiabá. A primeira escola a receber o projeto é a escola denominada Cívico-Militar Cuiabana Professora Maria Dimpina Lobo Duarte. O projeto faz parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, que é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria do Ministério da Defesa.

Segundo o Art. 2° da lei, a finalidade da ECIMC Profª Maria Dimpina Lobo Duarte é promover uma educação básica de qualidade, proporcionando, ao seu corpo discente, o desenvolvimento integral, a preparação para o exercício da cidadania e a capacitação para prosseguir nos estudos posteriores e no exercício de sua atividade profissional. 

A ECIMC, é organizada e será pautada nos  princípios da igualdade de condições para o acesso e a permanência dos estudantes na instituição, a liberdade  de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, o respeito às diferenças individuais, a valorização dos profissionais da Unidade Educacional, a gestão democrática, a valorização da experiência extraescolar,  a busca permanente pela melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, entre outros. Na medida ainda ficam descritas as funções e competência do coordenador pedagógico, diretor da unidade, monitores e outros profissionais direcionados para a unidade. 

 O chefe do Poder Executivo, que enviou o PL para Casa de Leis, justificou que a medida visa garantir o ensino básico de qualidade para a população, por isso, adotou o programa federal. 

"De acordo com a Lei Orgânica dos Profissionais da Secretaria Municipal de Educação cabe ao Município organizar o seu sistema de ensino, a fim de garantir a todos o ensino de qualidade, gratuito e em todos os níveis, pautado nas ideias de igualdade, liberdade e solidariedade social, visando o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Por esses motivos é que a Prefeitura Municipal de Cuiabá/Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Federal ao final de 2.019 a fim de que implantasse a Escola Cívico Militar em uma unidade da Rede Municipal de Ensino, desde que esta atendesse aos anos finais do ensino fundamental foco do programa", diz trecho da justificativa.

Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.