11/10/2022
Edna destaca importância do combate ao câncer de mama

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), a vereadora Edna Sampaio (PT) apontou a necessidade de qualificar o serviço de saúde como um todo para combater o câncer de mama. Ela destacou que, na região Centro-Oeste, a doença apresenta uma incidência de 44,29 para cada 100 mil mulheres, considerada alta pelas autoridades de saúde.

“Temos que intensificar as políticas públicas de atendimento às mulheres que são vítimas que têm plena condição de serem curadas e impedir o óbito, mas precisamos enfrentar um problema muito sério: as condições de atendimento nas unidades de saúde, disse ela.

“Não adianta fazer outubro rosa, falar da importância de políticas para as mulheres, se quem precisa de atendimento não encontra médico, medicamento, não consegue fazer um diagnóstico precoce e, muitas vezes, demora meses e até anos para fazer uma cirurgia que pode salvar sua vida”.

A vereadora lembrou da importância do trabalho desenvolvido pela ex-presidente da  Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MT Mamma), Adriana Catelli, falecida no último mês de agosto, e cobrou envolvimento dos executivos com eseta demanda. “Precisamos melhorar muito o SUS, estabelecer as parceiras e a cooperação necessária entre os governos federal, estadual e municipal para dar atendimento às mulheres”, salientou.

A falta de informação foi um dos principais gargalos apontado para o combate ao câncer pela presidente da MT Mamma, Josy Faire Carvalho,  que compareceu à Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (11), a convite da vereadora Edna.

Ela divulgou a agenda de eventos da entidade para o mês de outubro, falou sobre o atendimento oferecido pela instituição, que inclui a assistência psicossocial às mulheres, e sobre a importância da conscientização de toda a população, especialmente a de baixa renda.

“Quando uma mulher é diagnosticada com câncer, perde parte de seu encanto, que está nos cabelos, nos seios… Precisamos resgatar a autoestima destas mulheres e é isso que fazemos por meio de bate-paços, terapias etc. resgatamos a autoestima destas mulheres”, disse.

“O diagnóstico precoce salva vidas e é disso que precisamos. Ainda temos muitas mulheres desinformadas, principalmente nas áreas mais carentes da capital, que não sabem fazer o toque, se cuidar, se olhar com mais carinho e amor e é isso que o MT Mamma faz: leva este olhar mais para si, para seu corpo, seu dia a dia e destaca a importância de se cuidar melhor”.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio