Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
25/10/2022
Vidal quer união entre Cavalaria e Prefeitura para solucionar casos de maus-tratos de animais de grande port

Luana Valentim| Assessoria de Gabinete 


O parlamentar sugeriu que os órgãos façam um Termo de Cooperação para acabar com o abandono desses animais_

O vereador Sargento Vidal (MDB) convidou o Tenente-Coronel PM Valmir Barros Rocha - comandante do Regimento de Policiamento Montado, a Cavalaria - para apresentar durante a Tribuna livre na sessão ordinária desta terça-feira (25.10), na Câmara de Cuiabá, o Termo de Cooperação junto a Prefeitura. 

O termo é resultado da promessa de solução feita pelo parlamentar na sessão passada (20.10), referente ao caso de abandono de animais de grande porte que são vítimas de maus-tratos na Capital. 

"É de suma importância o trabalho que vem sendo realizado pela Cavalaria da Polícia Militar, não só na capital, mas também na baixada cuiabana, bem como em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Em Cuiabá temos um problema muito grande que já vem há anos e a população vem cobrando, e essa Casa tem que dar soluções, não só críticas. Um desses problemas é a quantidade de animais de grande porte soltos, muitas vezes por abandono. Na região do CPA, por exemplo, já tivemos muitos acidentes com animais que perdem suas vidas, bem como pessoas que também vieram a óbito nessas colisões. Então convidei o comandante da Cavalaria pra somar junto a Prefeitura de Cuiabá no Termo de Cooperação, assim como já em prática em outras cidades", pontuou. 

Conforme o documento, a Cavalaria faria o resgate por ter pessoal treinado, levando-o até um local já pertencente a eles e a Prefeitura ficaria responsável pela alimentação, veterinário, medicamentos, entre outras necessidades. O animal fica por tempo indeterminado ou até a devolução ao dono, em casos judiciais. Uma vez apreendidos, fica na responsabilidade da Prefeitura e aos cuidados da Cavalaria, considerando que em um Termo de Cooperação há obrigações de ambos os lados. 

"Pelo fato de empregarmos o cavalo no nosso dia-a-dia, no nosso processo de policiamento, a própria sociedade tende a associar a cavalaria com esse sério problema. Hoje em dia a zoonoses do município é responsável por fazer esse recolhimento, mas todos nós precisamos também participar para solucionar. A cavalaria já possui um grande conhecimento, uma grande experiência em relação ao transporte, aos protocolos sanitários em relação a recolhimento de animais e pode vir a somar junto a prefeitura e demais órgãos que podem participar da solução desse problema que, além de envolver maus-tratos, o que é um crime, também envolve a questão de saúde pública com problema sanitário. As vezes um morador no seu bairro tem todo um zelo em manter o lixo da sua casa na calçada, ou algumas plataformas que cachorros não alcançam, mas alguns cavalos abandonados pela rua, até por motivo de fome, vão lá e remexem esse lixo, jogam pra rua. Assim como podem ser transmissores de doenças a humanos, além de infecções que podem transmitir a outros equinos", declarou o tenente-coronel. 

Outro ponto destacado pelo comandante, é o risco que esses animais soltos em vias públicas trazem, já havendo diversos acidentes por conta deste problema. Em alguns Estados como em Santa Catarina, há cidades que fizeram um Termo de Cooperação entre Prefeitura e a Cavalaria para recolher e abrigar esses animais no prazo de 30 dias até que seja devolvido ao dono ou doado.


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
26/04 - Alunos da EMEB Escola Esmeralda Campos visitam Câmara no projeto Cuiabaninhos
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.