04/11/2022
Vereador cria lei que garante prevenção e exame de câncer de colorretal
Márcia Martins /Assessoria de Imprensa de Gabinete

Em seu quadro Meu Médico Amigo, no Programa Comunidade no SBT, canal 5.1, nesta sexta-feira (04), o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) chamou a atenção para a importância dos homens realizarem exame de câncer do colorretal e fez um alerta em relação ao Novembro Azul, mês de conscientização do câncer de próstata.

Presidente da Comissão de Saúde, único médico eleito nesta legislatura, Luiz Fernando criou recentemente a Lei 6.869/2022 que institui a campanha de conscientização do câncer do colorretal e a importância da colonoscopia para sua prevenção e diagnóstico precoce.

A medida visa orientar, divulgar e conscientizar a população sobre sintomas, causas, diagnósticos e fatores relacionados à doença que é mais comum do que algumas pessoas imaginam, sendo o terceiro tumor mais incidente entre todos os cânceres.

“Nossa intenção é cobrar de forma simples e clara que o Executivo facilite a realização desse exame que, aliás, já é uma obrigação do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto a população enfrenta muita demora e dificuldade para conseguir fazer o diagnóstico”.

O câncer do cólon ou do reto se localiza na extremidade inferior do trato digestivo. Os casos precoces podem começar como pólipos não cancerígenos, que não costumam apresentar sintomas, mas podem ser detectados por exames. Por essa razão, os médicos recomendam a realização de exames para pessoas em grupos de risco ou com mais de 50 anos de idade.

Durante a realização da campanha, poderão ser desenvolvidas ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material online e/ou impresso explicativos que atinjam os objetivos propostos.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues