07/03/2023
Edna e líder estudantil defendem passe livre irrestrito
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (7), o líder estudantil Leonardo Rondon, integrante do DCE  da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e  da União Estadual dos Estudantes (UEE) fez uso da tribuna para reforçar a importância do passe livre estudantil irrestrito na capital e entre os municípios vizinhos para garantir o direito dos estudantes à educação.

A manifestação foi feita a convite da vereadora Edna Sampaio (PT).

Rondon citou a situação vivida na semana passada, quando a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) suspendeu o passe livre dos estudantes  sem aviso prévio e observou que a justificativa da MTU, que alegou mau uso do benefício, não se justifica, pois o próprio órgão deixou de fazer manutenção das máquinas de recarga nas instituições de ensino e do serviço.

O estudante destacou que na semana passada, centenas de alunos deixaram de cumprir suas atividades escolares e lembrou o ato público que foi realizado pelos movimentos sociais na última quinta-feira (2), em protesto contra a situação.

Ele também argumentou que os estudantes precisam do passe para outras atividades além das aulas e defendeu o passe livre irrestrito para beneficiar alunos  de outros municípios.

“Direito se amplia e não se retrocede, por isso defendemos que o passe livre tem que ser irrestrito. Queremos a regulamentação, pois os estudantes são estudantes 24 horas por dia e sete dias por semana. O Estado precisa entender que só se desenvolve uma sociedade através do acesso ao conhecimento científico. A educação é primordial. Desde 2008, utilizo o passe livre, que é fundamental para garantir o direito e a equidade no acesso à educação”, disse ele, lembrando que esta é uma luta histórica no movimento estudantil.

“O transporte coletivo é um bem fundamental para garantir os direitos da população e, no caso dos estudantes, precisamos discutir para além de uma vedação do transporte, compreender que o acesso à cultura e aos bens culturais também é importante para os estudantes e que também depende desse transporte. Isso precisa ser pensado por esta Casa”, disse  a vereadora Edna Sampaio (PT).

“É um absurdo que a prefeitura e a MTU tenham, de forma muito sumária, simplesmente cortado os direitos destas pessoas, pois muitos deles só conseguem chegar porque a universidade é pública e o passe é subsidiado”, destacou.

“Não é nenhuma dádiva o poder público fazer isso. Só existimos enquanto estados e quanto mandato para defender a população e  este é um segmento que merece atenção, já que há ausência de políticas públicas para escolarização, acesso a renda e mercado de trabalho”.

Apoio

Estudantes da UFMT também estiveram presentes no plenário.  Referindo-se aos ataques que a vereadora tem sofrido por parte da extrema-direita nas últimas semanas, Rondon destacou que a parlamentar tem o apoio da população.

“Quero aproveitar para reforçar que ela tem a populacão com ela e que não sofrerá sozinha nenhum tipo de arbitrariedade e desmando de quem quer que seja nesta Casa”, afirmou.