16/03/2023
Conselheiros do TCE recebem homenagem de vereador por revitalização do Espaço Liu Arruda

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Antonio Joaquim e José Carlos Novelli, presidente, foram homenageados na Câmara de Cuiabá na manhã desta quinta (16). Por iniciativa do vereador Fellipe Corrêa (Cidadania), foram aprovadas moções de aplausos aos conselheiros pela criação e revitalização do Espaço Liu Arruda.

Criado por Antonio Joaquim, quando presidiu o órgão de controle externo, ainda em 2009, o Espaço conta com 170 lugares e é destinado à realização de eventos culturais, científicos, palestras e seminários.

O Espaço foi revitalizado pelo conselheiro presidente, José Carlos Novelli, que destacou na última sessão do TCE na terça (14) a relevância do espaço e evidenciou o respeito à classe artística com as melhorias realizadas no prédio.

O vereador por Cuiabá, que é membro da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara, destacou que “a cultura é o coração de uma sociedade e quando vemos iniciativas que trazem a valorização dos nossos artistas, precisamos enaltecer. Uma dessas iniciativas é materializada no Espaço Liu Arruda do Tribunal de Contas de Mato Grosso”.

As moções de aplausos foram aprovadas por unanimidade. Liu Arruda, que nomeia o Espaço, foi o nome artístico de Elonil de Arruda, nasceu em 30/05/1957 e faleceu em 24 de Outubro de 1999.

Entre os nove irmãos, dos quais era o mais novo, Liu foi o único que nasceu na capital de Mato Grosso, Cuiabá. Os demais nasceram em Corumbá (MS).

Em sua carreira criou mais de 40 personagens e tratou como ninguém sobre a cultura cuiabana.

Sua marca foi a irreverência e seu legado foi a criação de um espaço artístico para os colegas de sua geração. O parlamentar citou ainda a parceria de Liu com atores como Ivan Belém e Meire Pedroso (mãe do jornalista Raoni Ricci), e lembrou do trabalho da dupla Nico e Lau, entre tantos outros.

“Também precisamos enaltecer os artistas das novas gerações como Thyago Mourão e Eduardo Butaka e vários outros que, podemos dizer, são herdeiros do legado de Liu Arruda e contam com meu respeito e admiração. O Espaço criado pelos conselheiros do TCE amplia a oferta de ambientes para eventos culturais na capital”, finalizou.