Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
21/03/2023
Chico 2000 e a Comissão de Saúde da Câmara se reúnem com Gabinete de Intervenção da Saúde em Cuiabá
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), e a Comissão de Saúde da Casa,  representada pelo seu presidente, vereador Wilson KeroKero (Podemos) foram chamados e se reuniram com a interventora da Saúde em Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini, nesta segunda-feira (20), no gabinete de Intervenção do Estado, para que tomassem ciências do trabalho que a equipe de intervenção vem realizando.

Chico 2000 adiantou que a interventora, neste mesmo dia, ouviria a Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa, e conforme explicação da mesma, ela quis ouvir os dois poderes. 

“Aproveitamos a oportunidade para tratar da saúde cuiabana, mais especificamente dos usuários do SUS e dissemos a ela que estávamos ali exclusivamente para conhecer os caminhos que a intervenção tomaria sobre o trabalho, e pedimos à interventora que cuidasse da saúde e se tivesse qualquer outro tipo de apuração que se entendesse necessária  que a fizesse, mas sem prejudicar a recuperação da saúde desta cidade. Se esta for a linha da intervenção, ela terá o apoio da mesa diretora da Câmara, pois queremos que a verdade apareça”, declarou o presidente. 

O parlamentar também pontuou as dificuldades frequentes que os últimos prefeitos têm enfrentado, pelo menos desde 2005, na gestão Wilson Santos (PSD), chegando até à atual com  Emanuel Pinheiro (MDB). Todos os prefeitos tiveram problemas com os repasses da saúde e, por coincidência, citou agora situação como governo Mauro Mendes, que também foi prefeito no período apontado. 

“Mauro, quando prefeito, teve as mesmas dificuldades quanto ao repasse do Estado para saúde de Cuiabá, com o governador Silval Barbosa e com governador Pedro Taques. Agora o prefeito Emanuel alega estar com a mesma dificuldade no governo dele , e este é um ponto que também tem que ser esclarecido, colocando a verdade na mesa, colocando a qualidade do atendimento da saúde em Cuiabá e colocando a situação dos repasses, porque eles são tripartite – vêm de três fontes -, ou seja um percentual que é responsabilidade do Estado, outro da união e o terceiro do município. Então é preciso saber se todos esses entes estão cumprindo com seu papel e suas responsabilidades, que é fazer os repasses regularmente”.

Ao finalizar Chico 2000 garantiu que a Câmara vai acompanhar a intervenção e o que for de atribuição da Casa, vai ser feito, “tendo em vista que o que está em discussão é a qualidade da saúde e essa precisa sim de mudança, para alcançar o nível ideal e atender satisfatoriamente nossa população”. 

A interventora, durante a reunião, explicou os trabalhos que serão realizados pela equipe nesta primeira semana e respondeu aos questionamentos dos presidentes da Comissão e da Câmara.  

 O parlamentar KeroKero, também se colocou à disposição do Gabinete de Intervenção da Saúde. “Vamos estar à disposição para ajudar e não queremos tumultuar".

 O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000, pontuou à Danielle que tão logo o trabalho esteja finalizado deverá ser apresentado ao parlamento municipal para apreciação dos vereadores.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.