17/05/2023
CPI dos Consignados é instaurada e vereador Jeferson Siqueira prepara organograma
Da Assessoria

Nesta terça-feira (16), após ser publicado na Gazeta Municipal de Cuiabá, foi instaurado na Câmara Municipal a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Consignados, que será presidido pelo vereador Jeferson Siqueira (PSD), e terá o prazo de 120 dias, — que caso necessário pode ser prorrogado por mais 120 dias —, para investigar possíveis irregularidades em descontos e repasses dos valores de consignados dos servidores públicos municipais.

Vale lembrar, que a CPI é reflexo da denúncia realizada pela professora Rosália Ferreira, servidora aposentada do município, que acusou a Prefeitura de Cuiabá, de descontar valores referente a empréstimos consignados do salário, mas não efetuar o repasse ao banco credor.

De acordo com o vereador Jeferson, o primeiro passo a ser realizado é a criação de um organograma para seguir no decorrer da CPI. Além da criação de um núcleo jurídico formado por voluntários.

“A partir de agora, iremos criar um organograma para começarmos o processo de investigação, acolhimento das denúncias, inclusive, queremos criar um núcleo jurídico, em paralelo, para que possamos ouvir e ser orientados por estes profissionais que de forma voluntária querem ajudar nas investigações”, disse Jeferson Siqueira, presidente da CPI

Salientando que todos os sindicatos responsáveis por empréstimos consignados deverão ser convocados para prestar esclarecimentos, Jeferson garantiu que o seu maior desejo é apresentar para os servidores municipais uma solução para o problema.

“A princípio vamos protocolar para todos os sindicatos que trabalham com consignados para servidores públicos, como também protocolamos aos bancos, pois, recebemos muitas denúncias de cobranças abusivas, ou seja, procurarmos extrair o máximo de informações para chegar a um resultado, ao qual traga solução para este problema”, afirmou.

Da Assessoria