17/05/2023
Edna divulga moção a personalidades negras
Já podem ser indicados os nomes de personalidades negras para receber a Moção de Aplauso que será concedida pela Câmara Municipal de Cuiabá em novembro, durante a Semana da Consciência Negra.

A programação é realizada pelo gabinete da  vereadora Edna Sampaio (PT) em parceria com o movimento negro.  A entrega das moções será feita durante sessão solene em homenagem a Zumbi dos Palmares, no dia 17 de novembro, às 14 h.

"Todo ano, desde que eu assumi o mandato, temos procurado organizar, junto com os movimentos sociais, com todos aqueles que militam em favor de uma sociedade sem racismo, porque isso é um problema de todos, para construirmos uma sociedade mais justa, uma sociedade onde as pessoas negras não sejam julgadas pela cor da sua pele, que não sejam exceção nos espaços de poder", disse a parlamentar.

"Queremos valorizar o que as pessoas negras fazem hoje. Nós temos pessoas negras nas universidades, produzindo arte, literatura, desenvolvendo seus negócios, o afroempreendedorismo. Todas essas pessoas que estão, de algum modo, produzindo coisas bacanas, que representam a força desse povo, em que a história do povo preto sempre foi vilipendiada, queremos homenagear", salientou ela.

A parlamentar destacou que, no ano passado, foi lançado o Estatuto Municipal de Promoção e Igualdade Racial (lei 6.882/22), de sua autoria, enfatizando que ele é um instrumento de luta por políticas públicas. Segundo ela, a programação da Semana da Consciência Negra este ano envolverá atividades de capacitação para professores, a Feira de religiões de matriz africana,  a Feira de Empreendedorismo, a Caminhada pela Paz e contra o Racismo é um dos pontos altos será a entrega das moções. "Queremos que essas pessoas sejam vistas e possam receber da Câmara Municipal uma congratulação pelo seu trabalho", disse.