29/05/2023
Mães atípicas são homenageadas pela luta por inclusão e direitos de seus filhos
Da Assessoria

Marcando o encerramento das atividades voltadas ao mês das mães, a vereadora Maysa Leão (Republicanos), realizou nesta sexta-feira (26), a Sessão Solene “Mães pela Inclusão”, que visa homenagear e reconhecer a luta das mães de pessoas com deficiência, autistas e neurodiversos.

“É dia de homenagear essas mães, que são mais do que mais mães - são verdadeiras guerreiras e que lutam pelo direito dos seus filhos. A maternagem é um grande desafio, imagine a maternagem atípica que também faço parte. Queremos dar voz a essa causa”, pontuou a vereadora Maysa Leão.

Mãe de duas crianças com síndrome de down, Beatriz Bombazaro, destacou sua batalha e a força das mães.

Ela compartilha a rotina com os filhos Enzo(9 anos e autista) e Maria(2 anos), nas redes sociais como uma forma de combater o preconceito.

“Na época que tive o diagnóstico do meu filho, pouca se falava sobre a síndrome, mas eu não suportava perceber as pessoas olhando diferente pra ele. Nunca desisti e incentivo outras mães a não desistirem também”, disse.

Eliane Fernandes relatou a dificuldade das famílias com autistas adultos.

“Nesta fase encontramos outros desafios como não ter médicos, ambientes profissionais, e pouco se fala sobre isso. Eles são mal vistos e precisam de proteção e valorização em todas as fases da vida, porque a nossa sociedade está tendo número maior de autistas”.

Iara Marcela também é mãe atípica e ficou honrada com a homenagem.

“É um dia muito feliz para essas mamães. A vida não nos prepara para sermos ma?s típicas ou atípicas, mas sermos mães de pessoas com deficiência nos prepara para tudo e nos torna mais fortes para tudo”.

Mês das Mães
Durante o mês de maio também foi realizada pelo gabinete a “Campanha Doação é Inclusão”, que arrecadou itens de beleza e autocuidado para doar para as mães durante evento realizado no bairro São Sebastião, no dia 13.

A programação contou com serviços de assessoria jurídica da Universidade de Cuiabá (UNIC), atendimento psicossocial da ONG Lírios, orientações da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC), atrações e surpresas para as mães, assim como atividades recreativas para as crianças.

Foi realizada ainda a “Sessão Solene Mães Pela Diversidade”, que homenageou mães de pessoas que compõem a comunidade LGBTQIAPN+. O Dia das Mães é celebrado nacionalmente no dia 14 de maio, e para a vereadora, cada mãe é única e merece reconhecimento.

Da Assessoria

26/04 - Chico 2000 garante compromisso da prefeitura para obras de campo society
26/04 - Vereador Jeferson Siqueira destaca importância da realização do mutirão de cirurgias eletivas