22/06/2023
Hemocentro coleta doações de sangue na Câmara de Cuiabá
Secom
Nesta quinta e sexta-feira (22 e 23) de junho, das 09h às 15h30, o MT-Hemocentro realiza coleta de sangue no Ambulatório Médico da Câmara de Cuiabá, integrando ações do 7º Mutirão do Consumidor. O objetivo é suprir o estoque. A ação teve início na quarta-feira (21), quando foram coletadas 7 bolsas de sangue.

Para poder ser um doador, as orientações do Ministério da Saúde são: pesar mais de 50 quilos, comparecer bem alimentado, nunca em jejum e ter tido uma boa noite de sono. Além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Para a primeira doação, os candidatos precisam ter entre 18 e 70 anos de idade.

Aqueles que tenham realizado tatuagem, só poderão doar depois de doze meses ou apresentar o alvará sanitário, seis meses após o procedimento. O MT Hemocentro é o único banco de sangue público do estado e está com o estoque em situação crítica, necessitando de doação.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

15/05 - Sala de Amamentação da Câmara de Cuiabá recebe certificação do Ministério da Saúde
15/05 - Câmara promove doação de sangue nos dias 15 e 16 de maio