15/08/2023
Profissionais da medicina da família são homenageados por vereador com data comemorativa
Secom

O Dia do médico e a médica da família pode se tornar data comemorativa a ser celebrada todo 19 de maio em Cuiabá. A proposta é do vereador Adevair Cabral (PTB) para conscientizar da importância desses profissionais para a comunidade que muitas vezes desenvolvem um diagnóstico mais precoce e um acompanhamento mais humano e homenageá-los pelo zelo em prol da família.

“As médicas e os médicos de família e comunidade estão presentes em todos os momentos da vida e a continuidade é uma característica fundamental do seu trabalho, ou seja, prestam cuidados contínuos em todas as fases da vida dos pacientes e nos grandes e pequenos momentos. A continuidade também está presente no cuidado por meio do acompanhamento contínuo realizado aos pacientes, onde a articulação com outros níveis de atenção e profissionais de saúde é fundamental”, defendeu o vereador no projeto.

Ele ainda argumenta que o projeto também tem como objetivo divulgar essa classe médica muito importante para as famílias de cada município, realizando o acompanhamento para que as situações dos moradores não se agravem a ponto de não ter mais reversão nem sobrecarregarem o Sistema Único de Saúde (SUS) e dar melhor qualidade de vida para quem recebe o serviço médico.

“São profissionais de cuidados primários, ou seja, estão lá onde e quando necessário, atuando sempre na linha de frente e até nos momentos mais difíceis como nos casos de crises e caos na saúde pública e nos tempos de pandemia, de greve, atuando sempre juntos da comunidade, criando uma conexão única com seus pacientes e construindo laços de confiança”, disse Adevair.

O vereador destaca ainda que os médicos e médicas da família são bem humanitários, e de muita sensibilidade. Ao mesmo tempo em que é um privilégio há uma grande responsabilidade, pois cuidam das pessoas e providenciando o necessário para o bem-estar e proteção delas, sempre identificando às necessidades das pessoas com doenças, para garantir o direito fundamental à saúde.

15/05 - Sala de Amamentação da Câmara de Cuiabá recebe certificação do Ministério da Saúde
15/05 - Câmara promove doação de sangue nos dias 15 e 16 de maio