15/05/2007
Policiais federais discutem situação da categoria
Os policiais federais de Mato Grosso lamentaram a falta de um acordo para uma negociação que se arrasta desde 2005. Na tribuna livre, da Câmara Municipal de Cuiabá, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais (SINPEF-MT), Erlon José Brandão Souza disse que há mais de quatro anos, esperam que seja enviado ao Congresso nacional um Projeto de Lei Orgânica que atenda aos interesses da Polícia Federal que crie de fato uma carreira policial federal, com início, meio e fim.

De acordo com o sindicato entre os servidores públicos federais, a categoria foi a que recebeu menor índice de reajuste. "Nos últimos quatro anos, outras carreiras típicas de estado obtiveram um reajuste de 130% a 311%, enquanto os policiais federais, nos últimos 12 anos, fizeram jus a pouco mais de 40%”, desabafou.

Erlon disse que os policiais federais foram ludibriados com falsas promessas. Depois de uma negociação difícil e morosa, que se arrastou por 18 meses, o Governo firmou o compromisso de uma recomposição salarial a ser paga em duas parcelas de 30%cada.”Péssimo negócio: a primeira parcela foi reduzida a nada, com a transformação da remuneração dos policiais em subsídio. Foi perdida uma série de vantagens e o aumento variou de 5% a 20%. A segunda parcela , que deveria ter sido paga até dezembro de 2006 , foi totalmente desconsiderada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo , o qual descumpre o acordo assinado pelo ex- ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos”, declarou.

O representante do sindicato concluiu o pronunciamento afirmando que apesar de tudo, a categoria deu um, voto de confiança ao Governo acreditando na evolução das negociações. As últimas negociações foram brandas, apenas sinalizando o descontentamento de um acordo não cumprido um verdadeiro exemplo de tolerância, mas que a categoria aprovou em assembléia geral greve geral nos dias 22,23 e 24 deste mês, caso não chegue a um acordo.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro