16/10/2023
Barreiro Branco recebe celebração do dia das crianças
Assessoria
No último sábado (14) às crianças moradoras do bairro Barreiro Branco, local do antigo lixão da capital, receberam a celebração de seu dia brincadeiras, doces e brinquedos não faltaram para os ‘cuiabaninhos’. A ação entre amigos organizada por Dona Rosa, líder comunitária e ex-catadora de recicláveis contou com o apoio da vereadora Maysa Leão (Republicanos), ONG Mãos que Ajudam e das famílias da sociedade civil.

A ex-catadora de recicláveis Dona Rosa, não escondeu a alegria de celebrar a festa, que ocorreu no quintal da sua casa, “a emoção é grande de poder trazer o dia das crianças para as crianças aqui do bairro” contou a líder comunitária, que foi a responsável por organizar a ação entre amigos.

“Eu conheci a Dona Rosa através do projeto ‘minha vida não é um lixo’, da Losinete Lopes e do Jorge Amandio. Vir aqui no dia das crianças não é um grande ato, mas sim um privilégio. A Dona Rosa me disse que construiu a sua casa através do lixão. Só quem conheceu o lixão, pisou lá e trabalhou lá para entender o quão honrado e forte tem que ser uma pessoa para trabalhar todos os dias com o que para os outros é dejeto” declarou a vereadora, antes de iniciar a atividade em prol das crianças da localidade.

Para Losinete Lopes, do projeto Minha Vida Não é um Lixo, que prestou apoio social durante cinco anos aos catadores de recicláveis do Barreiro Branco, afirma que poder assistir as crianças desta localidade novamente é uma benção”. Losinete relata também que há outros atores sociais que colaboram com as doações para que a atividade das crianças pudesse ser desenvolvida, e que o seu coração está repleto de gratidão.

Desativação

O fechamento do aterro, que aconteceu em março (2023), atende ao novo marco legal de saneamento básico, que emitiu normas de referência para o fechamento dos mais de três mil lixões e aterros irregulares no país. Mais de 300 catadores trabalhavam no local.

Desde abril, todo o resíduo passou a ser encaminhado para o novo aterro, que fica na região do Pedra 90. Atualmente, os ex-catadores recebem um auxílio de um salário mínimo, que será pago por 2 anos.

Da Assessoria

16/05 - Doações entregues na Câmara são coletadas e seguem para o Rio Grande do Sul
16/05 - Após denúncia de Vidal, DEMA abre investigação para apurar descarte irregular de animais mortos