08/01/2024
Vereador Dr. Ricardo Saad tem balanço positivo de ações na Capital
Donatto Aquino
Suplente de vereador, o médico Ricardo Saad (PSDB) assumiu a vaga com a saída de Renivaldo Nascimento (PSDB) para tomar posse como secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no final de maio deste ano.

Neste período em que esteve à frente do mandato parlamentar, Saad apresentou 189 indicações de melhorias nos bairros, cinco Moções de Aplausos, dois projetos de decreto legislativo, e cinco projetos de lei.

Além disso, integrou a CPI dos Indenizatórios e participou de ações da Comissão de Saúde, fiscalizando unidades de saúde, como o Hospital São Benedito.

Uma das leis de autoria de Saad e foi sancionada pelo prefeito é a declaração de utilidade pública da Associação É o Bicho, fundada em 9 de março de 2021. A entidade de proteção aos animais é mantida por voluntários e não tem fins lucrativos.

Ele também propôs a utilidade pública municipal do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana, Limpeza Pública, Áreas Verdes e Ambiental do Estado de Mato Grosso (Sindilimp/MT).

A categoria profissional do sindicato é a dos trabalhadores e trabalhadoras que exercem as suas funções, nas empresas coletoras de lixo domiciliar, urbana e rural. Inclusive, os acondicionados em lixeiras domiciliares ou em containers, nas vias e logradouros públicos, nas empresas de coleta seletiva de lixo, dentre outras atividades de limpeza.

Outra proposta importante foi o anteprojeto ao Poder Executivo estabelecendo a modalidade de teletrabalho como uma das formas de cumprimento da jornada de trabalho na Prefeitura de Cuiabá.

Os servidores que trabalharem sob esse regime teria que cumprir algumas regras determinadas em um plano de trabalho. Este seria uma descrição das atividades a serem desempenhadas pelo servidor, as metas, o cronograma de reuniões com a chefia imediata para avaliação de desempenho e eventual revisão e ajustes de metas, prazo em que o servidor estará sujeito ao regime de teletrabalho, permitidas renovações e a eventual periodicidade em que o servidor em regime de teletrabalho deverá comparecer ao local de trabalho para o exercício regular de suas atividades.

Neste ano, o vereador ainda presidiu a audiência pública para debater a nova concessão do complexo Turístico da Salgadeira. Conforme o TAC assinado em 28 de setembro, a Secretaria de Estado de Administração (Sedec) rompeu contrato de forma unilateral com a atual empresa, em agosto deste ano, e vai gerir a unidade até 14 de janeiro de 2024.

O Sesc Salgadeira deve começar a funcionar efetivamente a partir de 15 de janeiro. Contudo, a partir de 1º de janeiro, a entidade assume e fará uma fase de transição com a atual empresa.

16/05 - Após denúncia de Vidal, DEMA abre investigação para apurar descarte irregular de animais mortos
15/05 - Sala de Amamentação da Câmara de Cuiabá recebe certificação do Ministério da Saúde