15/04/2010
Resultado das votações e presenças serão divulgadas
Visando dar mais transparência às atividades do Legislativo Municipal, o vereador Domingos Sávio (PMDB) defende, por meio de projeto de resolução, a divulgação do voto de cada parlamentar às propostas apreciadas na Casa de Leis. As informações serão disponibilizadas na página institucional da Câmara de Cuiabá.  Além do voto, a matéria prevê a publicação da presença, bem como a falta de cada um dos 19 vereadores. Os dados deverão ser repassados pela Mesa Diretora no dia 15 de cada mês subsequente. O projeto foi aprovado em primeira votação na sessão desta quinta (15).
Domingos Sávio argumenta sobre a evolução da consciência da população quanto às ações dos políticos e, em função disso, avalia que se torna indispensável a criação de mecanismos que permitam um acompanhamento mais rigoroso da atuação parlamentar. “É necessário que a política de transparência administrativa e financeira da Câmara venha acompanhada de uma política de transparência no exercício do mandato do vereador”.
De acordo com o vereador, além da representação política, o Poder Legislativo implica em gasto do dinheiro público e, diante da democracia atual, a transparência permite à sociedade o acompanhamento do exercício do mandato de cada parlamentar.
Pollyana Araújo