22/02/2024
Kássio Coelho propõe a inclusão da ozonioterapia na saúde pública de Cuiabá
Jessé Soares
O vereador Kássio Coelho (PRD) propôs o projeto de lei 24/2024, nesta terça-feira (20.02), regulamentando a prescrição da ozonioterapia no município, conforme a Lei Federal 14.648/23. A ozonioterapia é uma técnica que utiliza o ozônio, uma forma de oxigênio, para tratar diversas doenças e enfermidades.

Caso o projeto de lei seja aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, será autorizado os procedimentos da saúde e terapias de caráter complementar por meio da ozonioterapia na capital.

Segundo o vereador, a medida tem benefícios comprovados por estudos científicos e é praticada em mais de 50 países. A lei também prevê que o custo com a saúde será reduzido em até 80%, pois o ozônio previne e cura mais de 260 doenças e enfermidades.

A ozonioterapia é uma técnica que consiste na aplicação de uma mistura de oxigênio e ozônio por diversas vias de administração, como intravenosa, intramuscular, subcutânea, tópica, retal, vaginal, entre outras.

“Cerca de 25.500 médicos utilizam este método na Europa atualmente e, somente na Alemanha são realizados em média sete milhões de tratamentos todos os anos. Trata-se de um tratamento seguro, conforme estudo realizado na década de 1980, pela Sociedade Médica Alemã de Ozonioterapia. Envolveram 384.775 doentes, em que foram realizados 5.579.238 tratamentos, com somente 40 casos com efeitos colaterais, discretos e 4 óbitos forma observados, sendo a ozonioterapia considerada desde então, a mais segura de todas as terapias médicas (apenas 0.0007%) de risco”, justificou o vereador.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

15/05 - Sala de Amamentação da Câmara de Cuiabá recebe certificação do Ministério da Saúde
15/05 - Câmara promove doação de sangue nos dias 15 e 16 de maio