19/03/2024
Vereador propõe robótica como disciplina obrigatória
Jessé Soares
O vereador Kássio Coelho (PRD) apresentou projeto de lei 7/2024, que introduz a disciplina de Robótica na grade curricular das escolas municipais de ensino fundamental. A nova matéria, que será implementada como formação complementar, visa integrar conceitos de diversas áreas do conhecimento e estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.

Pela proposta, a Robótica será ministrada em todas as séries do ensino fundamental, com foco especial nos anos finais. O objetivo é favorecer a interdisciplinaridade e promover a integração de conceitos de linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia e artes.

Além disso, a disciplina pretende desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos, motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos do cotidiano, estimular a criatividade e o aproveitamento de materiais reciclados, e desenvolver o raciocínio lógico e a construção de projetos.

O autor do projeto destaca a importância da Robótica Educacional para trabalhar as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular e desenvolver a compreensão das tecnologias através de montagens de protótipos.

“Com o estudo da Robótica, podemos proporcionar uma educação de qualidade que acompanha as mudanças da sociedade e prepara nossos jovens para os desafios do futuro”, afirma Kássio Coelho.

Caso seja aprovado nas duas votações na Câmara e sancionado pelo prefeito, as escolas municipais terão um prazo de 180 dias para se adequarem à nova lei, que já entrou em vigor com a sua publicação. A carga horária semanal mínima para a disciplina será de 50 minutos.

“Este movimento coloca Cuiabá na vanguarda da educação tecnológica, alinhando-se às diretrizes educacionais contemporâneas e reforçando o papel da educação como pilar fundamental para a evolução da sociedade”, argumentou.

O projeto está em tramitação na Casa de Leis desde o dia 18 de janeiro de 2024.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

15/05 - Sala de Amamentação da Câmara de Cuiabá recebe certificação do Ministério da Saúde
15/05 - Câmara promove doação de sangue nos dias 15 e 16 de maio