09/04/2024
CUIABÁ: 305 anos de avanços no desenvolvimento econômico e cultural
Secom
Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, comemora neste ano seu tricentenário de fundação, marcando 305 anos desde sua criação. A cidade, situada no coração do Brasil, às margens do rio Cuiabá, possui uma rica história e uma cultura vibrante que reflete a diversidade e a resiliência do povo mato-grossense.

Fundada em 8 de abril de 1719 pelo bandeirante Pascoal Moreira Cabral, Cuiabá teve um papel fundamental na colonização e na expansão territorial do país. Inicialmente estabelecida como um pequeno arraial, a cidade cresceu ao longo dos séculos, tornando-se um importante centro político, econômico e cultural da região.

Ao longo de sua história, Cuiabá testemunhou momentos de grande transformação, desde os tempos da exploração do ouro até os dias atuais, marcados pelo desenvolvimento urbano e pela diversificação econômica. A cidade preserva em suas ruas e monumentos a memória de seus antepassados, celebrando a herança cultural dos povos indígenas, dos bandeirantes, dos negros e dos imigrantes que contribuíram para a sua formação.

Atualmente, Cuiabá é reconhecida não apenas por sua história, mas também por sua riqueza natural e sua biodiversidade única.

As comemorações do aniversário de 305 anos de Cuiabá são uma oportunidade para refletir sobre o passado, celebrar o presente e planejar o futuro da cidade.

Que Cuiabá continue a crescer e prosperar, honrando sua história e sua identidade, e construindo um futuro de oportunidades e inclusão para todos os seus habitantes. Parabéns, Cuiabá, pelos seus 305 anos de história e cultura!

Jeferson Siqueira - vereador por Cuiabá

29/04 - Marcrean inaugura "energia provisória" no bairro Jonas Pinheiro 3
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal
29/04 - Chico 2000 atende moradores e consegue limpeza de praça e cata-trecos no Jardim Paulista