12/08/2010
Regularização fundiária e saneamento são prioridades do mandato de Júlio Pinheiro
Regularização fundiária, saneamento e habitação estão entre as prioridades do terceiro mandato do vereador Júlio Pinheiro (PTB), que assumiu uma cadeira na Câmara de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (12/08). Ele substitui o ex-vereador Ivan Evangelista (PPS), cassado pela Justiça Eleitoral. “É fundamental que a Câmara Municipal assuma a frente do debate sobre a regularização fundiária, na Capital, porque, hoje, quase 60% dos bairros não têm documentação e a maioria é fruto de invasão”, argumenta ele.
Júlio Pinheiro cobrou um amplo debate do Legislativo com a sociedade cuiabana sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deveria universalizar o abastecimento de água, na Capital e, ainda, assegurar a coleta e tratamento de cerca de 70% do esgotamento sanitário. “Estamos chamando para discussão de temas que tendem a melhorar a vida das pessoas”, pondera ele.
O parlamentar do PTB cobrou, também, uma discussão com o movimento comunitário e as bases populares sobre a Região Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, em especial por conta da Copa do Pantanal 2014. “Temos que fazer bonito, na Copa, porque o mundo estará olhando para Cuiabá e, por extensão, para o Pantanal de Mato Grosso”, justifica Pinheiro.
Júlio Pinheiro afirmou que assumiu com tristeza pela forma como Ivan Evangelista foi afastado. Ele assegurou que, em nenhum momento, permitiu que seus advogados sequer pedissem vistas do processo. “Não briguei para entrar . Não movi uma palha, juridicamente. Mas, agora, vou brigar para não sair”, anunciou ele.
O presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), afirmou que o Legislativo foi notificado pela Justiça Eleitoral e que, naquele ato, estava cumprindo uma decisão judicial, exarada pela 50ª Zona de Cuiabá. “Determinação judicial não se discute, cumpre-se”, resumiu Deucimar, ao lembrar que é amigo dos dois vereadores – Ivan Evangelista e Júlio Pinheiro. Já o vice-presidente, Advair Cabral (PDT), deu boas vindas ao novo colega de parlamento.

Ronaldo Pacheco