12/08/2010
Xavier denuncia concorrência desleal de ‘Peladão’ com ligas amadoras
A principal opção de lazer para pessoas de todas as idades, nos bairros de Cuiabá, está a um passo da extinção: o futebol amador. E o principal responsável pelo quadro nebuloso é o Campeonato ‘Peladão’, patrocinado pela Prefeitura de Cuiabá, que oferece premiação até 400 vezes maior que o volume normal. A denúncia partiu do vereador Edemir Xavier (PRTB), na sessão desta quinta-feira (12/08), ao receber diversas reclamações de dirigentes de ligas e de clubes amadores da Capital, inclusive dos que disputam o ‘Peladão’, sobre a gravidade do quadro vivido, hoje, pelo futebol amador de Cuiabá.
Edemir Xavier observa que, desde quando começou o ‘Peladão’, as ligas esportivas de bairros passaram a perder força. Isso porque o Peladão oferece prêmios muito maiores, como camionete e carros populares, fazendo com que os melhores atletas sejam recrutados pelas equipes que têm maiores recursos financeiros ou “padrinhos fortes”, capazes de pagar prêmios de R$ 200,00 ou ate R$ 300,00 – por partida.
Com atletas remunerados, o amadorismo se tornou semi-profissional, no Campeonato Peladão. “E o agravante é de que muitas equipes investem horrores para apenas uma partida; depois, o time é defeito ou fica meses sem ter uma competição oficial”, reclama Xavier.
“Desde que se implantação do tal ‘Peladão’ que as ligas estão definhando. Muitas deixaram de funcionar e isso é péssimo para o nosso amadorismo”, critica Xavier. Das mais de 30 ligas de Cuiabá, apenas meia dúzia continuam funcionando e a tendência é de que outras deixem as atividades até 2011.
Segundo o líder do PRTB na Câmara, cada Campeonato Peladão custa mais de R$ 500 mil aos cofres da municipalidade. “Com R$ 15 mil investido numa liga, em materiais esportivos e premiação, além de arbitragem, está assegurado um campeonato de longa duração – seis meses – e a manutenção do interesse pelo futebol amador, em mini-estádios e campos de várzea”, pondera ele.
O vereador Domingos Sávio (PMDB) fez côro a Xavier. “Sem dúvida, o Campeonato ‘Peladão’ foi um importante instrumento de marketing do prefeito Wilson , mas, agora, chegou a hora de ser repensado o tratamento dispensado pela Prefeitura de Cuiabá ao nosso glorioso futebol amador”, reforça Domingos Sávio.

Ronaldo Pacheco