01/09/2010
Projeto de Lei proíbe sepultamento rotativo
Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá proíbe  o sistema  rotativo  para  sepultamento de corpos humanos  no município de Cuiabá.Não será permitida a remoção de corpos humanos  da sepultura para a colocação de outro corpo a qualquer tempo. O autor do projeto, vereador Antônio Fernandes (PSDB) disse que o atual  sistema de sepultamento nos cemitérios municipais São Gonçalo e Campos Santos, exclusivo para indigentes e pobres da sociedade cuiabana ocorrem no sistema rotativo.
Após três anos os restos mortais são retirados e embalados em sacos plásticos e amontoados em um compartimento identificado como “ossuário humano”, em ambos os cemitérios. “Estes procedimentos ocorrem  há vários  anos , num verdadeiro desrespeito ao ser humano e  seus familiares”, desabafou.
Em visita aos cemitérios o vereador constatou a existência de restos mortais com mais de 10 anos amontoados no ossuário, quando deveriam  continuar sepultados, conforme o ensinamento divino.
De acordo com o projeto  não será permitida a remoção de corpos humanos da sepultura para a colocação de outro corpo a qualquer tempo; quando o jazido   for  de propriedade particular, após três anos, poderão ser incluídos novos corpos ao mesmo, mantendo-se os restos mortais anteriores na mesma sepultura.
Os atuais  restos mortais existentes nos “ossuários humanos” dos cemitérios São Gonçalo e Campos Santos deverão ser sepultados num prazo máximo  de 06(seis) meses pelo poder público ou concessionário.
O poder público municipal, providenciará  de  seis meses a  disponibilização de novos cemitérios, seja administrado pelo poder público municipal ou terceirizado, para os fins  atendidos hoje pelos atuais cemitérios São Gonçalo e Campos Santos.
Roseli Cordeiro