21/10/2010
Câmara de Cuiabá inaugura Espaço da Justiça e da Cidadania, com aval do CNJ
O prefeito em exercício Deucimar Silva (PP), o presidente em exercício da Câmara de Cuiabá, vereador Advair Cabral (PDT), e o conselheiro Jorge Hélio Chaves de Oliveira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inauguraram a Escola do Legislativo Arley Roberto da Silva e o Espaço de Justiça e Cidadania, no subsolo do Palácio Pascoal Moreira Cabral, na manhã desta quinta-feira (21/10), com 23 instituições. Pelo menos 47 tipos diferentes de serviços serão oferecidos à população cuiabana, num único local.
“Com esse espaço, passamos a ser, agora, a ‘Casa da Cidadania’ do povo cuiabano, virando uma nova página na Câmara”, assegura Adevair Cabral, atualmente no exercício da presidência. “Quero dizer a todos, em especial à imprensa, que os vereadores trabalham por Cuiabá. E trabalham muito”, garante Adevair.
Deucimar Silva crê que, em breve, a Câmara de Cuiabá será referência nacional e, pela gama de serviços oferecidos gratuitamente, a partir do segundo ano, quando o local “estiver popularizado nos bairros”, deve receber mais de 100 mil pessoas por ano. “Tenho certeza absoluta de que, hoje, neste momento, estamos avançando ‘anos-luz’ no relacionamento do Poder Legislativo com o cidadão cuiabano”, avalia Deucimar. “Eu que vim das barrancas do rio Garças , cheguei a vereador, presidente da Câmara e prefeito em exercício, só posso valorizar a luta pelo acesso à cidadania plena”, ensina ele.
O conselheiro Jorge Hélio Chaves, do CND, agradeceu à Mesa Diretora da Câmara por ceder o espaço para a Casa da Justiça e Cidadania. “Somos garços da coisa pública. Estamos aqui para servir e não para se servir”, explica Chaves. Em sua quinta visita a Mato Grosso, acredita que, no espaço da Câmara Municipal, deve ser assegurado o acesso do cidadão à cidadania.
“Tem que funcionar bem. Não há lugar para vaidades individuais. Por isso, a Casa da Justiça e Cidadania tem que ser em área central, de fácil acesso e não em bairro chique”, resume Jorge Hélio.
A coordenadora estadual da Casa da Justiça e Cidadania, juíza Helena Maria Bezerra Ramos, disse que se empolgou desde a primeira conversa com a Mesa Diretora porque percebeu a receptividade de Deucimar Silva à idéia de instalar diversas instituições no Palácio Pascoal Moreira Cabral. “Sem essa força de vontade do presidente Deucimar, dificilmente estaríamos inaugurando, neste momento, o espaço para atendimento ao públcio”, resume Helena Maria Bezerra.
Também estiverem presentes ao evento, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Cunha; o presidente eleito do TJMT, desembargador Rubens Oliveira Filho; presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos Ribeiro; desembargadores Orlando Perry, Guiomar Teodoro Borges, Juvenal Pereira da Silva e José Zuquim; juíza Mírian Ribeiro, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 23ª Região), presidente da OAB em Mato Grosso, Cláudio Stábile; procurador Mauro Delfino César, do Ministério Público do Estado; Daniele Biancardini, da Defensoria Pública; conselheiro federal da OAB, Francisco Sgaib; coordenadora da ONG Amor Exigente, professora Enelinda Scala; e outros.
Ronaldo Pacheco