03/02/2011
Júlio Pinheiro se propõe a buscar mecanismos para ajudar o Mixto e outros clubes
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), assumiu o compromisso de discutir com o prefeito Chico Galindo (PTB) mecanismos que permitam a liberação de recursos da Prefeitura de Cuiabá para ajudar o Mixto Esporte Clube, determinando, inclusive, que um percentual seja obrigatoriamente investido nas categorias de base. A decisão foi anunciada por Júlio Pinheiro ao receber, em audiência, na manhã desta quinta-feira (03/02), no gabinete da Presidência, com parte da diretoria executiva e do Conselho Deliberativo do alvinegro da Getúlio Vargas.
O modelo a ser adotado para ajudar o Mixto deve ser utilizado para ajudar os demais clubes, como Cuiabá e o Dom Bosco, se voltar.
O Conselho Deliberativo do Mixto revelou que o clube passa por momentos difíceis e que solicitou a reunião com Pinheiro, que foi presidente da agremiação em 2008, com o intuito de pedir apoio para a reestruturação do Clube. Há também a preocupação para tentar mudar a atual situação de angústia dos conselheiros  quanto ao difícil relacionamento com o presidente da Associação dos Amigos do Futebol, secretário Éder de Moraes Dias, da Casa Civil.
O presidente do Conselho Deliberativo do Clube, professor Hélio Machado, argumentou que o Mixto necessita sair da atual condição incerteza financeira. “Atualmente, o Mixto está sendo um dos piores times e a função do Conselho é tomar uma posição, para buscarmos o apoio de torcedores ilustres, como o presidente da Câmara, tentando viabilizar um processo de sobrevivência com dignidade”, desabafou Machado.
O presidente executivo do clube, advogado João Amuí, explicou o Mixto precisa buscar seus valores e tradições justamente na torcida, que é sue maior patrimônio.
“Temos que arrumar a casa, não sabemos para onde está indo o dinheiro destinado ao Clube pela Associação . Não temos conhecimento dos contratos e estamos todos ‘amarrados’ a esta situação”, disse Hélio Machado, relatando estar descontente o quadro de incógnita que gira sobre os investimentos no futebol profissional.
Por sua vez, Julio Pinheiro garantiu apoio ao Clube, incondicionalmente. “Vamos criar alternativas para melhorar da instituição, como por exemplo, buscar fontes de recursos para trabalhar as categorias de base e revelar talentos”, observou.
“Vamos começar, de fato, um projeto consistente no início deste ano. Tudo que eu puder fazer para o Clube, certamente, farei de coração”, pontuou Pinheiro, que conduziu o Mixto à conquista de seu último campeonato Estadual de Futebol, em 2008.
O secretário geral do Mixto, Reginaldo Amorim, disse que a diretoria e o Conselho, num contexto amplo, confiam na força política de Júlio Pinheiro para viabilizar, junto a Chico Galindo e instituições privadas, apoio financeiro para o Mixto.
Na reunião foi confirmada a participação dos vereadores Pastor Washington Barbosa (PRB) e Clóvito Hugney (PTB), além de vários membros do Conselho Deliberativo do Time.
 Ronaldo Pacheco com Adrielle Piovezan