14/02/2011
Rodoanel é vital para o trânsito da Cuiabá do futuro, dizem vereadores
Caso não sejam concluídos até 2013, os quase 40 quilômetros do Rodoanel de Cuiabá farão muita falta ao trânsito da Capital, principalmente na Copa do Pantanal 2014. A conclusão partiu dos vereadores Domingos Sávio (PMDB), Lúdio Cabral (PT), Roosivelt Coelho (PSDB) e Misael Galvão (PR), que percorreram, na manhã desta sexta-feira (11/02), cerca de 25 quilômetros do total de 39,8 de extensão do Rodoanel, acompanhados do presidnete do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Tarcísio Bassan, e profissionais da imprensa.
A vistoria foi marcada pela constatação de risco de perda de parte considerável das obras, principalmente terraplanagem e compactação e, também, material perecível. A partir de maio ou junho, quando receber o relatório final da auditoria, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit) assume a obra.
Tarcísio Bassan alertou para o risco de perda de serviços, em especial terraplanagem. “Apenas olhando, assim, não dá para fazer uma avaliação completa, mas podemos ver que, existe, realmente, risco de prejuízo; agora, recomendo um estudo aprofundado”, aponta Bassan.
Domingos Sávio disse que, na próxima sessão, terça-feira (15/02), os quatro vereadores que foram ao Rodoanel irão apresentar um relatório de imagens sobre o atual estágio das obras.
Ele criticou o fato de nenhum representante da Prefeitura Municipal ter comparecido à vistoria, apesar da confirmação dos alguns, inclusive do prefeito Francisco Galindo Filho e dos secretários Paulo Borges Júnior, de Infra-Estrutura de Cuiabá, e Edivá Pereira Alves, de Trânsito e Transporte, que são vereadores. Domingos Sávio lembrou que o secretário adjunto de Infra-Estrutura, Quidalguro Fonseca, também confirmou presença, mas não apareceu.
Ronaldo Pacheco