23/02/2011
Pela primeira vez, Exército usa Centro Geodésico para juramento de jovens
Pela primeira vez na história, o Centro Geodésico da América do Sul, Praça Moreria Cabral, em frente à sede da Câmara de Cuiabá, foi utilizado pela Junta de Serviço Militar do Exército para o juramento à bandeira feito por cerca de 30 (trinta) jovens dispensados de servir às Forças Armadas. Os rapazes participaram da cerimônia, na manhã desta quarta-feira (23), na qual também foram entregues Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), antigo Certificado de Reservista.
A solenidade, organizada pelo Serviço das Juntas de Serviço Militar, sob o comando delegado do Serviço Militar, tenente Amaro Soares Bezerra, contou com a presença dos vereadores Arnaldo Penha (PMDB), 1º vice-presidente da Mesa Diretora, Antônio Fernandes (PSDB), 2º vice-presidente, e Misael Galvão, líder do Partido da República no Legislativo Municipal.
Antônio Fernandes argumenta que trazer para a Câmara a cerimônia de dispensa do exército é também uma forma de inserir os jovens no poder Legislativo. “A integração do poder Legislativo com o Exército é uma forma de fazer com que os jovens resgatem o simbolismo, além do importante compromisso com a cidadania,” pontua o parlamentar.
Para Arnaldo Penha, esse é o mais sagrado e sublime dos juramentos, porque é em defesa à Pátria. “Os jovens estão apenas dispensados, porém, não livres do compromisso. O juramento frente a Câmara faz com que eles se comprometam ainda mais com a cidadania e com a vida,” argumenta Penha.
Adrielle Piovezan

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues