25/02/2011
Câmara Municipal vai convocar direção de empresa responsável por coleta de lixo
O acúmulo de lixo nos bairros de Cuiabá está provocando o aumento considerável na população de ratos, insetos - como o mosquito aedes aegypt - caramujos e a aproximação cada vez maior de animais peçonhentos às casas, colocando em risco a saúde dos moradores.
Para explicar o que há de errado na crônica deficiência da coleta de lixo da Capital, cuja incapacidade se arrasta desde a primeira metade da década passada, os vereadores pretendem convocar a direção da Delta Construções e Engenharia e Limpeza, responsável pela operação do sistema, para uma ‘sabatina’, na Câmara Municipal.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Arnaldo Penha (PMDB), afirma que pelo menos 70 bairros da Capital estão sem coleta de lixo regular e, nos cerca de 190 restantes, a coleta deixa a desejar. “É uma situação inadmissível para a Capital que se orgulha de ser chamada de Cidade Verde”, argumenta Penha, que fará um requerimento de convocação da diretoria da Delta.
Sob ótica idêntica, o vereador Totó César considera importante a convocação de dirigentes da Delta Construções, para deixar bem claro o que ocorre com a limpeza da cidade. “Desde o início do período de chuvas, há pelo menos quatro meses, a maioria dos moradores de Cuiabá convive com o lixo acumulado e a fedentina, nas portas de suas casas, prédios e estabelecimentos comerciais”, critica Totó César.
O vereador Lúdio Cabral (PT), argumenta que “só a bondade divina está evitando um surto de dengue sem precedentes, na capital, neste ano”. Ele lembra que a limpeza é essencial para eliminar os focos do mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue. “É certo que Deus faz a parte dele, com sua infinita bondade, mas, nós, aqui na terra, temos obrigação de fazer a nossa”, observa Cabral, que é médico.
O vereador Deucimar Silva, líder do PP na Câmara, lembra que há 27 anos trabalha com limpeza e se comprometeu a assinar o requerimento de convocação de dirigentes da Delta Construções junto com Arnaldo Penha e Totó César. “Recebo reclamações diária e o relaxamento na coleta de lixo tem revoltado muitos moradores de Cuiabá, porque até mesmo nos bairros considerados de classe média e alta da cidade, o serviço não tem sido mantido com regularidade”, observa Deucimar.
Os vereadores desejam saber, entre outras questões, quantos caminhões e trabalhadores estão diretamente operacionalizando o sistema. Exigem saber como é elaborado o roteiro de tráfego de coleta dos caminhões e se é cumprido, diariamente. Cobram, ainda, explicações sobre a coleta e destinação do lixo hospitalar.
A Delta se comprometeu em pôr 20 caminhões, 96 coletores de lixo e 32 motoristas da empresa na execução dos serviços de coleta.
Os vereadores Arnando Penha, Totó César e Deucimar Silva asseguram terem recebido denúncias de que o número de caminhões e de funcionários não está sendo cumprido, fielmente, conforme determina o contrato com a municipalidade.
Nos últimos meses, porém, a Delta teria recebido dezenas de notificações por coleta irregular de lixo ou não cumprimento do contrato. Todavia, segundo os vereadores, a empresa é renitente nas falhas. “Milhares de famílias estão sendo prejudicadas e há, inclusive, risco à saúde de crianças, deficientes físicos, idosos e gestantes por causa do acúmulo de lixo em diversos bairros da cidade”, critica o vereador Toninho de Souza (PDT).
Arnaldo Penha recebeu a confirmação do vereador Paulo Borges Júnior (PSDB), titular da Secretaria de Infra-Estrutura da Capital (Seminfe), de que enviará técnicos da Limpeza Urbana quando a Câmara realizar a ‘sabatina’ da Delta. A Seminfe não fixou prazo para normalização do serviço. Ronaldo Pacheco