11/06/2007
Câmara homenageia Movimento Escoteiro pelo seu Centenário
Secom Câmara/CBA
Sessão Solene em homenagem ao Centenário do Movimento Escoteiro
Em sessão solene, requerida pelo vereador Dilemário Alencar, a Câmara Municipal homenageou com Moção de Aplausos, diversas autoridades por ocasião da comemoração do Centenário do Movimento Escoteiro. O escotismo é uma organização não governamental, que tem o propósito de contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente o caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades, buscando torná-los cidadãos responsáveis, participantes e úteis as suas comunidades.

“Já são cem anos que o movimento escoteiro leva aos jovens em todo mundo, os bons princípios que ajudam a construir uma sociedade justa, fraterna e igualitária. Por isso a Câmara Municipal, não poderia de fazer esta justa homenagem a esses ilustres homens e mulheres que tem dedicado boa parte do seu tempo para difundir os princípios do movimento em nossa querida Cuiabá”, disse Dilemário.

O presidente da Região Escoteira em Mato Grosso Ulisses Malheiros, lembrou que o movimento escoteiro surgiu em 1907, na Inglaterra, através do seu pioneiro Banden Powell. No Brasil, o escotismo chegou ao Rio de Janeiro em 1910 pelos oficiais da Marinha Brasileira. Já em Mato Grosso a partir de 1956. “Temos três grupos de escoteiros atuando em nossa capital que atende vários jovens. Queremos avançar mais. Mas para isso precisamos do apoio das autoridades local para continuar contribuindo com a nossa juventude”, destacou Malheiros.

Entre os homenageados com Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro estavam: o ex-prefeito de Cuiabá Aecim Tocantis, o Coronel Campos Filho, o Diretor de Turismo da Prefeitura de Cuiabá Jaime Okamura e o empresário Névio Lutufo.

Assessoria:Gabinete