01/03/2011
Rei Momo recebe a chave da cidade do presidente da Câmara em exposição de fotos

O resgate da memória e das tradições das antigas festas carnavalescas está na ordem do dia da Câmara de Cuiabá, durante a cerimônia de entrega das chaves da cidade ao Rei Momo do Carnaval de 2011, Mário César Carvalho, ao lado da rainha, Welly Gomes, pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB). Durante a cerimônia, a Mesa Diretora inaugurou a Exposição Fotográfica Túnel do Tempo do Carnaval Cuiabano, com imagens que romontam desde a década de 20 do século passado até os dias atuais.
“Creio que a Câmara está dando um passo importante para o resgate das tradições e da cultura de nossa querida Cuiabá”, argumenta Júlio Pinheiro. Ele acredita que o carnaval de 2011 tem tudo para ser um dos mais animados dos últimos tempos, em especial por causa da alegria contagiante do povo cuiabano. Pinheiro reconhece a importância do carnaval para a cultura e a cidadania.
O secretário municipal de Cultura, Luiz Poção do Espírito Santo, representando o prefeito Francisco Galindo Filho (PTB), se revelou satisfeito em ser o executor do Carnaval de Cuiabá de 2011.
O secretário de Governo, Lamartine Godoy, deu ênfase à importância de Cuiabá voltar às origens e à raiz, com o carnaval sendo realmente uma festa do povo. “E nada mais justo do que eu iniciar pela Câmara, que é a casa do povo e está fazendo seu trabalho para a cultura de Mato Grosso”, argumenta ele. Lamartine parabenizou Júlio Pinheiro por fazer com que a população volte a debater seus problemas, na Câmara Municipal.
O deputado Luiz Marinho, líder do PTB na Assembléia Legislativa, aponta como importantíssima a iniciativa do presidente Júlio Pinheiro, com os demais vereadores, de entregar as chaves da cidade para dar início, na Câmara, ao carnaval de Cuiabá em 2011. “Já faz parte da cultura e do folclore de Cuiabá e, inclusive, do próprio Poder Legislativo, pois traz lazer e integração às famílias cuiabanas”, argumenta Luiz Marinho, ao recordar que, eu sua gestão, como presidente, foi quem criou Secretaria de Cultura da Câmara.
O deputado Emanuel Pinheiro, vice-líder do PR na Assembléia, disse que, com Luiz Marinho, está defendendo e trabalhando para dar maior evidência à cultura de Mato Grosso, em especial de Cuiabá. “E a revitalização da cuiabania é importante para todos”, resume Emanuel.
Ronaldo Pacheco com Adrielle Piovezan