01/03/2011
Júlio Pinheiro defende que a Prefeitura rescinda contrato com a empresa de lixo
O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), cobrou da Prefeitura de Cuiabá a rescisão do contrato com a empresa responsável pela coleta de lixo. “Do jeito que está, sem dúvida, não pode continuar!”, proclamou ele.
Para o presidente da Câmara, a Delta não está cumprindo o que está firmado em contrato com a prefeitura. “A situação do lixo, ao invés de melhorar, piora a cada dia. A população cuiabana não pode ficar refém dessa situação. Se a empresa não está dando conta de coletar o lixo, então, a prefeitura precisa tomar as providências necessárias e com urgência”, afirmou Pinheiro.
Outro motivo apresentado pelo presidente do Legislativo se deve à falta de instrumentos de manuseio e reciclagem do lixo, conforme o que já vem sendo feito em diversas cidades. “Não podemos regredir nessa área tão importante para o bem estar da população. Por isso, pedimos a rescisão do contrato da atual empresa responsável pela coleta de lixo, que não está prestando um serviço de qualidade”, pondera ele.
Segundo informações de líderes comunitários de diversos bairros, muitos funcionários da Delta não estão usando uniformes durante o trabalho, nem equipamentos de segurança, como botas e máscaras.
O contrato firmado, em fevereiro passado, entre a prefeitura e a Delta previa, além dos 15 caminhões, um sistema de rastreamento instalado em toda a frota, 70 containers e 90 funcionários para realizar a coleta. Porém, até agora, a empresa não conseguiu resolver este grande problema que afeta moradores de todas as regiões da Capital.
Mais de 70 bairros da Capital não estão com coleta de lixo regular e, nos cerca de 160 restantes, a coleta deixa a desejar. “É uma situação inadmissível para a Capital que se orgulha de ser chamada de Cidade Verde”, concorda o vice-presidente da Câmara, vereador Arnaldo Penha (PMDB), que já havia apresentado requerimento solicitando a convocação da diretoria da Delta para prestar esclarecimentos ao Legislativo.
“Desde o início do período de chuvas, há pelo menos quatro meses, a maioria dos moradores de Cuiabá convive com o lixo acumulado e a fedentina, nas portas de suas casas, prédios e estabelecimentos comerciais”, lamenta o vereador Professor Neviton Moraes (PRTB).
Em quase todas as sessões, na Câmara, ocorrem reclamações em relação à coleta de lixo, na Capital.
Andréia Cruz e Ronaldo Pacheco