Início
NOTÍCIAS
03/03/2011
Câmara implanta sistema de modernização do serviço legislativo
Com o objetivo de modernizar e informatizar a Câmara de Vereadores de Cuiabá, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), assinou um convênio com o Programa Interlegis, do Senado Federal, que vai disponibilizar produtos e serviços para auxiliar na melhoria da gestão da Casa Legislativa.
Conforme o projeto, o primeiro passo será a implantação do Portal Modelo e a criação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). “O portal oferece ferramentas que permitem a publicação de diversos tipos de conteúdo na internet e o SAPL abrange diversas etapas do processo legislativo, desde a elaboração e apresentação de proposições, passando pela sua tramitação, até o armazenamento e busca em um banco de dados de normas jurídicas”, explica o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo.
Outros serviços, como cursos de capacitação de vereadores e servidores,  também poderão ser utilizados pela Câmara que agora está integrada à rede Interlegis. “Todas essas ações contribuem para o aumento da transparência das atividades da Casa, além de maior interação com a sociedade”, diz Júlio Pinheiro.
A Câmara de Cuiabá é a primeira a aderir ao programa em Mato Grosso e será polo para os 13 municípios do Vale do Rio Cuiabá, que também serão beneficiados com o convênio. O prazo de implantação e reformulação de toda a estrutura da Câmara é de cinco anos, sem custo para o legislativo municipal. 
“Essa é uma mudança que vai mexer com toda estrutura da Casa e, por isso, não é feita da noite para o dia”, diz o secretário de Informática da Câmara, Carlos Roberto Gouveia.
O Interlegis conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no processo de modernização, integração e transparência do Poder Legislativo nos seus níveis municipal, estadual e federal.
Além da implantação do novo sistema, o Interlegis vai realizar um seminário para todos os vereadores o Vale do Rio Cuiabá. O evento ocorrerá no dia 13 de abril, na Capital.
Andréia Cruz

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
17/02 - Comissão de Direitos Humanos recusa proposta de instalação de fraldários em banheiros masculinos
17/02 - Após luta antiga de Misael, CEIC começa a se tornar realidade no Dr. Fabio I
17/02 - Ex-servidor será homenageado pela Mesa Diretora
17/02 - Plenário irá receber nome do ex-vereador Paulo Borges
14/02 - Vereadores apresentam 15 projetos de leis na sessão desta quinta, dia 13
14/02 - CPI ouvirá o ex-governador Silval e seu chefe de gabinete
14/02 - Saad apresenta três projetos de lei
14/02 - Misael apresenta 216 indicações em primeira sessão ordinária de 2020
14/02 - Câmara estrutura arquivo geral para preservar memória legislativa
14/02 - Dr. Xavier e prefeito Emanuel Pinheiro entregam praças revitalizadas na Cohab Nova
14/02 - TDIs criam Sindicato próprio e brigam por mudança de nomenclatura
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.