09/03/2011
Misael comprova caos no Pronto Socorro de Cuiabá com visita surpresa
O vereador Misael Galvão ficou chocado como que presenciou no Pronto Socorro de Cuiabá, onde se deparou com uma situação caótica e deprimente, durante visita surpresa, nesta terça-feira de carnaval (08/03).
De acordo a moradora do bairro Morada do Sol, Marineth Ribeiro, que estava acompanhando seu irmão, Pedro Paulino de Oliveira, e sua cunhada Eva da Cruz, ambos sofreram um acidente na rodovia Helder Cândia (Estrada da Guia). Eles chegaram ao Pronto Socorro na madrugada de terça-feira (03:30h) e só foram atendidos, às 7:00h.
“Após toda essa espera para ter o primeiro atendimento, recebo a notícia de que meu irmão está com a clavícula quebrada e não tem dia certo para ser operado”, desabafa a mulher.
Durante a visita, Misael Galvão conversou com vários pacientes e acompanhantes que se encontravam nos corredores e quartos, deparando com pessoas agonizando em macas e cadeiras à espera de atendimento.
“Um quadro de verdadeiro horror, sofrimento humano exposto, deprimente à vista de qualquer vivente sadio ou doente. Percebi que é pouco o discurso, é pouca a boa intenção, é insignificante o constrangimento. O que vi é o verdadeiro descaso com o ser humano, um vexame para uma capital, mesmo com toda vontade de médicos, enfermeiros entre outros funcionários”, frisou Galvão.
Para “seo” Nelson Nilo Rodrigues, o Pronto Socorro de Cuiabá não traz somente o descaso com quem precisa de atendimento, mas também o perigo. Ele conta que junto dos pacientes, ficam também internados presidiários, que na maioria das vezes foram baleados, expondo a todos a uma situação de perigo.
Diante dessa situação, Galvão reconhece não fará nada por milagre ou desabafo, mas com prudência e determinação.  “Comprometo que vou o mais breve possível buscar junto ao prefeito uma solução para o Pronto Socorro, para que possamos promover a dignidade humana, principalmente na área da saúde da nossa cidade, que se encontra um verdadeiro caos”, argumenta Misael.
O republicano também avisou que continuará realizando as visitas surpresas nas policlínicas e outros órgãos ligados à saúde.
Marcela Magalhães com Assessoria da Câmara