10/03/2011
Projeto de Everton Pop garante liberdade de vestimenta de mulheres em local de trabalho
O vereador Éverton Pop (PP), líder do Executivo na Câmara de Cuiabá, defende o direito de liberdade de uso de roupas adequadas à religião para as mulheres que ainda sofrem preconceito em alguns setores do mercado de trabalho, e são proibidas de usar as vestimentas adequadas a suas crenças.
Para mudar essa realidade, ele apresentou um projeto de lei que proíbe a obrigatoriedade de quaisquer tipos de vestimentas que entrem em conflito com o credo da trabalhadora.
Pop afirma que a motivação do projeto de lei  promover o respeito a diversidade religiosa, no que diz respeito aos trajes exigidos pelas religiões. A idéia é evitar que essas mulheres sejam excluídas do mercado de trabalho e possam, ainda, ser respeitadas em sua diversidade, além de proteger  o direito das trabalhadoras.
Pelo projeto de Everton Pop, no caso das empresas que adotem uniformes que confrontem com o vestuário habitual das trabalhadoras religiosas, ficará assegurado o direito do uso de roupas de acordo com suas crenças, desde que observada à cor e tecido especificado pela empresa.
O vereador progressista justifica que muitas dessas mulheres acabam tendo que abrir mão de empregos que viabilizariam a sua subsistência e alguns casos, da família toda.
Josiane Dalmagro