12/06/2007
Sessões e telejornal da Câmara serão transmitidos pela TV Assembléia
Secom Câmara/CBA
Sérgio Ricardo e Lutero Ponce firmam convênio de parceria entre Poderes
A partir de uma ação inédita entre a Câmara Municipal de Cuiabá e Assembléia Legislativa (AL), as atividades do Legislativo Municipal passam a ser transmitidas pela TV Assembléia, canal 16, com horários fixos na grade da programação, semanalmente. A oficialização da parceria aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no gabinete da presidência da AL.

Os presidentes do Legislativo municipal e estadual, vereador Lutero Ponce de Arruda (PP) e o deputado Sérgio Ricardo (PR) assinaram o documento que formaliza a cedência do espaço na TV à Casa de Leis, por 24 meses.

Para Lutero, o documento é de “suma importância” para os dois Poderes, uma vez que a partir da transmissão da programação, amplia as possibilidades da população em conhecer o trabalho do parlamento, como projetos e demais atividades exercidas pelos vereadores.

Destaca que a Câmara tem que continuar buscando seu espaço em todos os segmentos. “Apesar de esporadicamente a TV Assembléia retransmitir as sessões, nunca houve um convênio de ‘fato’ para que pudesse fixar horários na grade da programação. Agora, além das sessões ainda teremos o telejornal, semanal, mais uma inovação da Casa de Leis junto à população”, enfatiza.

Para o presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo, a importante parceria leva ao conhecimento do povo, o verdadeiro papel do político. “Quando as pessoas não vêm às sessões, as sessões vêm até as pessoas”, explicando a oportunidade que a sociedade tem em mãos, no sentido de conhecer as atividades parlamentares de todos os poderes constituídos do Estado, independente de ir pessoalmente ao plenário, pois além de atividades da AL e Câmara, outros órgãos e instituições também possuem espaço na grade da programação da TV, entre eles o Tribunal de Justiça (TJ), Câmara Municipal de Várzea Grande e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), entre outros.

“A partir dessa transmissão a população pode, inclusive, mudar o conceito que tem em torno do político que elegeu, pois o parlamentar estará apresentando suas idéias, o que está produzindo, os projetos de leis que está elaborando, enfim a sua atuação poderá ser amplamente mostrada à sociedade”, enfatizou Sérgio Ricardo.

O parlamentar ainda destacou o corpo técnico que compõe a emissora e os projetos que farão da TV Assembléia, de retransmissão aberta a partir de julho, pois hoje vai ao ar via Cabo. “Por transmissão a cabo a média de telespectadores é de 35 mil, a partir de julho quando passar para TV aberta, toda a população terá acesso à programação”, explicou Sérgio Ricardo.

O presidente da Câmara agradeceu a cedência de espaço à Casa de Leis, pois segundo ele, esta será uma importante ponte entre o Legislativo Municipal e a população que poderá acompanhar os trabalhos, independente de estar presente na Casa de Leis.

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Luiz Poção (sem partido), que também participou da assinatura do convênio, enfatizou que “Cuiabá carece de informações, principalmente as que estão relacionadas ao Legislativo cuiabano”.

A TV Assembléia é considerada hoje, a primeira no ranking nacional, no segmento institucional, conforme Sérgio Ricardo que além de deputado é jornalista e destacou a importância da reestruturação da mídia, nesse sentido.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira