23/03/2011
Professor Néviton se auto-define como defensor da educação na Câmara de Cuiabá
Secom / Luiz Alves
Professor Néviton
Com propostas focadas especialmente na educação, o vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), representante da região da Grande Morada da Serra (CPA), na Câmara de  Cuiabá, tem como foco do seu trabalho as ações que visam a melhoria da qualidade do ensino público da Capital.
Fica fácil entender a paixão pelo tema, já que o vereador tem 10 irmãos que são educadores, é professor, foi diretor de escola durante cerca de dez anos e trabalhou a vida toda com ensino.
 “Acredito que a única maneira de transformação social é através da educação, e para isso é preciso valorizar o profissional de educação. Os médicos, policiais, soldados, contadores, passaram por professores”, observa ele. “A educação começa na base, na educação infantil, na mulher grávida e seu pré-natal. Não adianta ter um policial em cada esquina. Se tivermos um investimento forte em educação, nos próximos trinta anos a transformação vai acontecer”, afirma Professor Néviton.
Ele conta que sempre foi um diretor entusiasmado e que tentava transformar e realizar mudanças e melhorias pelas escolas por onde passou. Hoje, ele diz acreditar, mais do que nunca, que é preciso comprometimento político, para mudar de fato a realidade das escolas.
Para começar a conduzir essa mudança, Néviton, apresentou 43 Projetos de Leis, dos quais ele destaca, como um dos mais importantes, a criação de 14 centros de educação infantil em Cuiabá, para crianças entre três anos e 11 meses até os seis anos de idade. A ideia, segundo ele, é adequar o espaço às crianças, que muitas vezes, com apenas quatro anos de idade, convivem em escolas com alunos de 16 anos e banheiros inapropriados, entre outros problemas. “Essa é a busca incessante que temos  junto à prefeitura, governo estadual e federal.”
Ele pontua que todas as suas ações são voltadas para a educação, pois ela é o preventivo, que vai moldar o cidadão de amanhã. “Também apresentei um projeto de valorização dos professores, onde eles teriam o direito de receber um 14º salário. Sei que é uma lei federal, mas apresentei como indicação, para que o prefeito Chico Galindo, possa devolver em projeto de lei para essa casa.
Néviton faz questão de ressaltar que sua primeira tentativa de entrar para o legislativo municipal ocorreu no ano 2000, mas só conquistou uma vaga em 2008 para começar a colocar em prática suas inquietações com a educação da Capital e tentar mudar o que via no seu cotidiano.
Antes disso, em 1994 ele ajudou a criar a escola Rafael Ruedas, da qual fazia parte, entre os líderes comunitários, mas ele explica: “não estávamos voltados à questão política e sim a questão educacional mesmo”.
“Sempre digo que a minha profissão é professor. Vereador é um cargo, e se eu não trabalhar bem, a população não retorna para mim em 2012, então eu enfrento isso com muita tranqüilidade”, argumenta ele. “E repito que a minha principal bandeira é a educação infantil, os esportes e o lazer”, completa.
Josiane Dalmagro