28/03/2011
Humanização do atendimento de mulheres na menopausa é meta maior em projeto de Pop
O vereador Everton Pop (PP), líder do Poder Executivo na Câmara de Cuiabá, apresentou um Projeto de Lei que cria um Programa de Atendimento Integral e Humanizado às Mulheres em Estado de Climatério, que é o período de crise ou mudança, que se estende dos 40 aos 65 anos. É uma passagem entre a vida reprodutiva e a menopausa, ocasionado pela baixa produção de estrogênio pelos ovários e, atualmente em Cuiabá, a maioria das mulheres nessa faixa etária não dispõem de atendimento adequado.
O vereador progressista inclui, também, o atendimento da fase pós-menopausa.
Nas manifestações iniciais da fase, estão ondas de calor, insônia, fadiga, ansiedade, depressão, dores de cabeça e outros. Porém, Pop alerta que os problemas em longo prazo são muito maiores, podendo chegar doenças cardiovasculares, perda dentária, osteoporose e até cegueira.
O principal objetivo do projeto é dar atendimento para as mulheres que estejam passando pela complicada fase do antes, durante e depois da menopausa. “A meta é dar o devido suporte para facilitar a passagem pelo período, que tem diversas complicações e sintomas, que afetam diretamente a vida das mulheres”, justifica Pop.
O Programa de Atendimento Integral e Humanizado às Mulheres contará com exames complementares considerados obrigatórios; exames especiais, como mamografia, ultra-sonografia, densidade óssea; orientação sobre alimentar e prática de exercícios físicos regulares adequados. “Está prevista ainda  a hormonioterapia individualizada; avaliação anual de risco/benefício da terapêutica empregada e acesso a alternativas que combatam dos desequilíbrios, efeitos colaterais e riscos da reposição hormonal clássica”, argumenta Everton Pop, no projeto.
O vereador do PP justifica que é necessário que haja esse programa de atendimento para amenizar o sofrimento que as mulheres passam durante o período.
Além do atendimento integral, o Projeto de Lei determina a promoção de campanhas publicitárias institucionais, seminários, palestras e outros para orientação; reuniões trimestrais para acompanhamento do programa e divulgação dos relatórios de dados do programa.
Josiane Dalmagro