29/03/2011
Vereadores encampam batalha para que Cuiabá esteja com 100% de asfalto até a Copa
O recapeamento de 30 quilômetros de asfalto e de algumas estradas vicinais de terra representa o primeiro passo para que Cuiabá chegue à Copa do Pantanal 2014 com 100% de asfalto em seus bairros. A projeção partiu dos vereadores da Capital, durante visita a cinco pontos de início de obras do Programa Multiação da Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o governo de Mato Grosso e a Agência da Copa (Agecopa), no final da tarde desta terça-feira (29/03), partindo da Praça Moreira Cabral. Os vereadores, o prefeito Francisco Galindo Filho (PTB), secretários municipais e o movimento comunitário estiveram percorreram, sob chuva, os bairros Pedra 90, São Sebastião, acesso à Comunidade dos Couros, São Gonçalo Beira-Rio e Doutor Fábio para checar, ‘in loco’, alguns dos pontos de maior gravidade na infra-estrutura da cidade. O vereador Antônio Fernandes (PSDB), segundo vice-presidente da Câmara Municipal, afirma que a parceria do Estado com a Prefeitura é indispensável para que os bairros sejam atendidos. “O simples estreitamento do diálogo já demonstra o compromisso dos homens públicos com a nossa Capital”, observa Antônio Fernandes. Para o vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário do Poder Legislativo, o Programa Muliação nasceu das indicações e dos debates de parlamentares, no Plenário das Deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral. “Percebemos que, de certa forma, os vereadores fazem um trabalho de assessoramento da municipalidade”, aponta Professor Néviton.O vereador Marcus Fabrício (PP) disse que a Prefeitura de Cuiabá foi feliz na definição do plano de recuperação de pavimentação, operação tapa-buracos, limpeza de córregos, bocas de lobo, entre outras ações, no valor de R$ 40 milhões. “É uma grande parceria para recuperar Cuiabá, preparando para as grandes obras de mobilidade urbana e, principalmente, para o grande evento que é a Copa de 2014”, afirma Fabrício. O vereador Misael Galvão (PR) enalteceu a sensibilidade do governador Silval Barbosa (PMDB) m liberar metade dos recursos necessários para as obras, via convênio entre a Prefeitura e o Governo de Mato Grosso. “É o maior presente no aniversário de 292 anos da Capital”, aponta Misael. “Sem dúvida, trata-se de uma grande parceria, que vai começar um trabalho que a sociedade vinha esperando há algum tempo. Nós vamos fazer uma Multiação, com Legislativo e Executivo. E vamos retribuir o carinho que o povo vem proporcionando, apesar das dificuldades ”, afirma o vereador Adevair Cabral (PDT).
O vereador Thiago Nunes (PSDB) disse que a sempre defendeu a participação da administração estadual na solução dos problemas da cidade, em especial com vistas à Copa do Mundo. “Certamente Cuiabá vai fazer bonito na Copa”, avalia Thiago.O vereador Domingos Sávio (PMDB) lembra que, por muitas vezes, cobrou da municipalidade os investimentos que estão sendo realizados, a partir de hoje, na Capital. “O Governador Silval assumiu o compromisso de ajudar Cuiabá e, agora, está cumprindo”, pondera  Sávio. A restauração de vias nos bairros, segundo o vereador Toninho de Souza (PDT), faz parte do compromisso de mobilidade urbana do governo de Mato Grosso com a Prefeitura Municipal. “Os recursos estão assegurados porque os vereadores cobraram com firmeza da prefeitura e do governo estadual esses inventimentos”. Também acompanharam a comitiva os secretários municipais de Infra-Estrutura, vereador Paulo Borges Júnior (PSDB); de Trabalho e Emprego, Dilemário Alencar; e de Comunicação, Flávio Garcia; o presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio martins de Souza; e da União Coxipoense (Ucam), José Maurício Pereira, o diretor da Agecopa, Yenês Magalhães além de outros convidados.
Ronaldo Pacheco