06/04/2011
Artigo: Cuiabá com Educação

*Professor Néviton Moraes

As transformações sociais em todos os países desenvolvidos, como Japão, Alemanha e, aqui na América do Sul, o Chile, só ocorrem através da educação. E Cuiabá chega aos 292 anos de fundação como referência no ensino superior, quase na condição de Cidade Universitária, mas, infelizmente, ainda “patinando” no ensino fundamental, com notas abaixo do esperado. Porém, é com prazer inominável que, percorrendo os bairros da cidade, vejo a maioria da população com a auto-estima elevada da população.

Apesar de todos os problemas vividos na cidade, a maioria dos cidadãos ainda tem e manifesta o tal “orgulho de ser cuiabano’. Eu também. Como educador há mais de duas décadas, sempre labutei para melhorar o ensino público e defender o meio ambiente. Infelizmente, a nossa cidade guarda pouco do verde de décadas passadas. O crescimento desordenado a índices elevadíssimos realmente mudou a imagem de Cuiabá, hoje cercada por edifícios e exibindo ares de metrópole.

Vejo que Cuiabá, embora sucumbida à modernidade, nem por isso a cidade perdeu o referencial histórico. Ainda preserva hábitos de cidade pequena, mas não se curva diante do desafio de ser capital de Mato Grosso e, portanto, um exemplo para todo o Estado. Cuiabá hoje, acertando ou errando, dá norte a tantos municípios cercados por incertezas próprias de quem diante do progresso ainda se mostra reticente. A capital já vivenciou esta fase. Sabe das glórias e também do ônus de assumir a condição de ser grande e enfrentar desafios.

No dia-a-dia, Cuiabá é cobaia em experiências administrativas, mas logo vira modelo. Tem sido assim em áreas como a educação, saúde, turismo, moradia e lazer. A função de ser capital é tão ampla que até nos problemas, a cidade cumpre o papel de mostrar caminhos. Cuiabá vive sérias dificuldades - com destaque para a escalada de violência -, entretanto procura ser firme no propósito de superar limites. Entre erros e acertos dos governantes, a cidade que acolheu brasileiros de todas as partes do país, procura ser maior.

Maior no sentido de estar consciente de suas condições atuais e também de apostar num futuro mais promissor. A cidade já saltou a fase interiorana e ensaia passos muito ousados, que vão exigir que se entenda a importância estratégica de Cuiabá, quer para a visão interna de Mato Grosso ou para os olhos do Brasil.

Na verdade, a Capital marca hoje posições diferentes em âmbito estadual e nacional, inverso de um passado recente. Chegar aos 285 anos deve ser um ato de contemplação para Cuiabá e cuiabanos de nascimento e de coração. Motivo de orgulho, que exige responsabilidade, solidariedade e participação. Enfim, exercício diário e incansável de cidadania.

*Professor Néviton Moraes é educador, vereador pelo PRTB e Segundo Secretário da Câmara Municipal de Cuiabá.