12/04/2011
Pastor Washington cobra maior policiamento para reduzir criminalidade em Cuiabá
Luiz Alves
Vereador Pastor Washington

De cada 100 ocorrências policiais com vítimas, pelo menos 44 poderiam ser evitadas com policiamento ostensivo e desarmamento. Com base em dados do Insituto Brasileiro de geografia e Estatística para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o vereador Pastor Washigton Barbosa, líder do PRB na Câmara de Cuiabá, cobrou medidas preventivas eficazes, na segurança pública, com o objetivo de evitar delitos contra o patrimônio e a vida, além de outras violações.

Por conta disso, Pastor Washington requereu, ainda, o aumento considerável do efetivo policial para os bairros da Capital. Ele apresentou indicação solicitando, com urgência, policiamento ostensivo em diversos bairros da Capital, como Jardim Vitória, Goiabeiras, Pascoal Ramos, Jardim Florianópolis, Residencial Terra Nova, Parque Ohara, Jardim Primavera e Jardim Imperial, entre outros.

De acordo com o vereador do PRB, com base em dados do próprio IBGE, a presença real da polícia em contato direto com a comunidade tende a minimizar a ação de bandidos, dando maior segurança às comunidades.

A medida solicitada pelo vereador visa primeiramente atender a muitas reivindicações de moradores, que alegam a necessidade do policiamento para coibir a ação de vândalos e a permanência de pessoas desocupadas que fazem uso de drogas nos bairros.

Pastor Washington argumenta que o policiamento ostensivo impede o avanço de crimes nesses bairros e a realização de blitz coíbe o roubo de veículos. “A população tem se manifestado, pedindo mais segurança, e isso é um direito da comunidade, por isso a importância de trabalhar a segurança pública na Capital”, completa Washington.

Washington ainda pondera a realização da Copa do Mundo em Cuiabá, que será uma das sub sedes no Brasil. “Temos que agilizar a questão da segurança, Cuiabá precisa se equipar o máximo, contra ações de bandidos, pois estamos nos preparando para um evento muito importante e a imagem da Capital é essencial nesse processo,” pontua o vereador.

Adrielle Piovezan / Ronaldo Pacheco