20/04/2011
Abaixo assinado da Câmara de Cuiabá assegura CAPS 24 horas para adolescentes

Até dezembro tem início o atendimento de jovens e adolescentes que sofrem com dependência química, no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) do Bairro São Matheus. O compromisso foi firmado nesta terça-feira, no gabinete da Presidência da Câmara de Cuiabá, durante reunião para entrega do abaixo-assinado dos 19 vereadores, feita pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Júlio Pinheiro (PTB), para o prefeito Chico Galindo, no ato representado pelo secretário municipal de Governo, Lamartine Godoy.

Os vereadores consideram imprescindível que a municipalidade assegure, ainda em 2011, a disponibilidade dessa unidade de saúde para atender jovens e adolescentes, hoje, maiores vítimas das drogas. “É uma parceria do Poder Legislativo com o Executivo, tendo a união de todos os vereadores, para que a obra não sofra ‘solução de continuidade’ e, por conseqüência, prejudique a população”, observa Pinheiro.

O vereador Chico 2000 (PR), um dos principais responsáveis pela viabilização dos R$ 440 mil necessários à construção da unidade do CAPS, agradeceu ao empenho de cada um dos colegas de Palácio Pascoal Moreira Cabral e, também, ao movimento comunitário.

“O prazo de construção é de aproximadamente seis meses, a partir do início da obra, com toda a estrutura interna já montada, permitindo o atendimento  24 horas ininterruptas, com técnicos plantonistas especializados na áreas da Saúde e Social”, argumenta ela.

Como testemunhas dos esforço desse entendimento do Legislativo com o Executivo, Júlio Pinheiro e Chico 2000 convidaram as líderes comunitárias Vânia Cristina Oliveira Rocha, vice-presidente da Associação dos Moradores do São  Matheus; e Ana Rosa Barcelos, vice-presidente do Clube de Mães do São Matheus. “É uma importante vitória da comunidade e quem é contra essa obra, por certa, não tem amor ao próximo”, avalia Ana Rosa, que há anos sofre com o tratamento de seu filho, vítima de pedofilia, que exige atendimento psíquico há anos.

O diretor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, médico Euze Carvalho, crê que a experiência do CAPS São Matheus, com funcionamento 24 horas, tende a ser expandida para outras unidades do gênero, na Capital. “Talvez seja referência até mesmo para outros municípios e estados”, pondera Carvalho.

Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues