25/04/2011
Câmara de Cuiabá debate modelo de gestão do saneamento na tarde desta segunda-feira

A Câmara de Cuiabá realiza audiência pública, nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, no Plenário das Deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral, para discutir com a sociedade organizada o modelo de gestão para o sistema de saneamento da Capital de Mato Grosso. O grave problema da falta de água em Cuiabá, dor de cabeça constante para os consumidores, necessita de uma solução urgente.

Autor do requerimento da audiência pública, o vereador Antônio Fernandes (PSDB), segundo vice-presidente da Câmara Municipal, recordou que, no final do ano passado, uma Comissão Especial para investigou denúncias de irregularidades na Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). “Junto com os vereadores Toninho de Souza e Chico 2000, fizemos nove recomendações ao Executivo para que algumas falhas fossem corrigidas. Nenhuma delas foi colocada em prática, ainda”, lamenta o parlamentar tucano.

No entanto, Antônio Fernandes não responsabiliza o prefeito Chico Galindo pelo quadro atual, lembrando que é prefeito há apenas um ano da nossa cidade.

Para Antônio Fernandes, os três principais modelos a serem discutidos para a distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em Cuiabá são: estatal, como é atualmente, sob o comando da Prefeitura; privatizado, com a companhia sendo vendida definitivamente para um grupo empresarial; e ou terceirizado, onde seria feita uma concessão por um período pré-determinado – talvez 20 ou 30 anos – para um grupo empresarial.

Ronaldo Pacheco

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!