03/05/2011
Ônibus do Hemocentro coleta sangue na Câmara de Cuiabá nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (4), a Câmara de Vereadores de Cuiabá realiza uma campanha de sensibilização para doação de sangue. A Unidade Móvel do MT-Hemocentro estará em frente à praça Paschoal Moreira Câmara, das 07h30 às 17 horas.

Segundo a secretária de Cultura da Câmara Municipal, Daniela Ribeiro Cardoso, o convite foi feito pela Casa de Leis para a prática da solidariedade. “Fizemos um pesquisa interna e constatamos que mais de 75% dos servidores da Câmara têm interesse em doar sangue. Por isso, fizemos esse convite ao hemocentro, que prontamente atendeu ao nosso pedido”, declara Daniela Ribeiro.

Doar sangue é simples, rápido e não dói. Praticamente todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde.

Veja abaixo se você pode ser um doador de sangue:

Pode ser homem ou mulher, com boa saúde, que não tenha sido acometido depois dos 10 anos de idade de hepatite;
Não seja usuário de drogas;
Estar alimentado;
Não estar fazendo uso de medicamentos;
Ter entre 18 e 65 anos de idade;
Pesar acima de 50 quilos
Apresentar um dos seguintes documentos: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte;
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
Não realizar exercícios físicos antes da doação;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
Não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses;
Evitar fumar 2 horas antes da doação.

Andréia Cruz

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues