04/05/2011
Servidores dão exemplo de solidariedade e participam de campanha de doação de sangue
Luiz Alves

Servidores da Câmara Municipal participaram da campanha de doação de sangue realizada pelo órgão nesta quarta-feira (4). Das 8 às 16 horas, período em que o ônibus do MT-Hemocentro ficou estacionado em frente à praça Paschoal Moreira Cabral, 34 pessoas compareceram para doar, 8 não estavam aptas e foram coletadas 26 bolsas de sangue.

O servidor Wilson Gastão de Oliveira, de 50 anos, foi uma das pessoas que gostaram da ideia de doar sangue no próprio local de trabalho. “Eu já sou doador de sangue, mas estava sem tempo de ir ao pronto socorro, onde faço a doação. Agora, estou aproveitando a chance de ajudar quem precisa”, disse.

Quem doou sangue pela primeira vez foi a servidora Fabiany Patrícia de Almeida, de 25 anos. “Sempre tive vontade de ser doadora, mas não podia por causa do meu peso, mas agora que já posso, pretendo fazer isso com frequência.

Segundo a secretária de Cultura da Câmara Municipal, Daniela Ribeiro Cardoso, o convite foi feito pela Casa de Leis para a prática da solidariedade. “Fizemos um pesquisa interna e constatamos que havia funcionários interessados em doar sangue. Por isso, fizemos esse convite ao hemocentro, que prontamente atendeu ao nosso pedido”, declara Daniela Ribeiro.

Conforme a enfermeira responsável pela unidade móvel do hemocentro, Simone Brandão, cada pessoa que doa sangue salva quatro vida. “Coletamos em média 450 ml de sangue que beneficiam muitas pessoas, por isso a importância de ser um doador, pois a demanda é muito grande. Um simples gesto salva muitas vidas”, afirma a enfermeira.

Andréia Cruz